30 de agosto de 2023

Sanesul anuncia que mais cinco municípios de MS serão fluoretados

No dia 18 de agosto, o CRO-MS esteve reunido com os representantes da Secretaria Estadual de Saúde e com o diretor-presidente da Sanesul MS, Renato Marcilio da Silva, para tratar do prosseguimento na ampliação da fluoretação da água no Estado de Mato Grosso do Sul. Na reunião, a Empresa se colocou à disposição para apresentar um plano de ampliação da fluoretação no estado.

Nesta terça-feira (29), a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) anunciou que Três Lagoas, Maracaju, Itaporã, Rio Brilhante e Amambai passarão a ter flúor na água encanada.

Essa conquista é resultado da parceria entre o CRO-MS e o Governo do Estado. Em Mato Grosso do Sul foi criado o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação em Mato Grosso do Sul realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.

O CRO-MS segue com o objetivo de implementar uma nova tecnologia em todos os municípios que ainda não contam com uma estação de tratamento de água, para que também aconteça a fluoretação.