• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

14 de julho de 2021

Projeto de lei normatiza a comercialização de produtos odontológicos em MS

A deputada Mara Caseiro, líder do Governo na Assembleia legislativa, apresentou o Projeto de Lei 218/2021 , nesta quarta-feira (14) que impõe restrições para comercialização de produtos de uso odontológico profissional, em todo o Estado.

A proposta surgiu de uma solicitação do CRO-MS à parlamentar que também é cirurgiã-dentista. Em duas oportunidades este ano, a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, esteve reunida com a deputada para apresentar algumas demandas da odontologia.

Conforme o PL, só poderão ser comercializados os aparelhos ortodônticos, alinhadores termoplásticos, resinas odontológicas, materiais para clareamento odontológico, equipamentos odontológicos, insumos e demais produtos destinados e utilizados na realização de procedimentos odontológicos em locais que possuam autorização sanitária, sendo então proibida a comercialização nos locais que não possuam essa autorização.

A comercialização destes produtos, mesmo por comércio eletrônico, também será restrita aos cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese dentária, clínicas odontológicas e laboratórios de prótese, mediante a apresentação de registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), e aos acadêmicos do curso de Odontologia que possuam lista de materiais fornecida pela instituição, mediante comprovação da matrícula no curso e ou apresentação de carteira estudantil.

Mara Caseiro falou sobre as vendas destes produtos odontológicos de uso profissional. “O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul [CRO-MS], trouxe dados sobre a venda dos produtos odontológicos de uso profissional sem anuência das autoridades sanitárias. Isso se tornou um problema de saúde pública no Estado. Para impedir o exercício irregular da profissão, ou mesmo realização de tratamentos odontológicos de forma amadora, é necessário introduzir legislação que coíba a prática destas condutas”, frisou a parlamentar.

“Nós queremos um maior controle na venda de materiais odontológicos. A população não poderia comprar alguns itens em comércio geral e na internet”, destaca a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre.

O Projeto de Lei deve ser apresentado em breve pela deputada estadual Mara Caseiro.