29 de abril de 2015

Programa de Prevenção a saúde bucal recebe veículo para intensificar atendimento

O trabalho público da odontologia de Campo Grande é referência no País e agora ficará ainda melhor. Por meio de recursos da saúde bucal do Ministério da Saúde a Capital recebeu uma van que será utilizada no projeto "Equipe Móvel de Prevenção - Saúde Bucal". O projeto funciona desde 2007, e existia apenas um carro para atender o setor em toda a cidade, o que acabava restringindo o atendimento.

Com a van agora os cirurgiões-dentistas conseguirão ampliar o atendimento nas escolas e Ceinfs. Os profissionais fazem escovação supervisionada, palestras educativas e aplicação de flúor. “Agora conseguiremos passar em duas ou três escolas ou Ceinfs por dia. E em cada um desses locais repetiremos o atendimento três vezes ao ano”, explica a coordenadora de prevenção da saúde bucal do município, Ellen Graves.

Ao todo 80 mil estudantes serão atendidos por ano. De acordo com a coordenadora de saúde bucal de Campo Grande, Maisa Okama, durante o atendimento os profissionais ainda farão um levantamento de necessidades das crianças. “Caso o cirurgião-dentista detecte que o estudante tem cárie ou alguma doença periodontal, será encaminhado para as Policlínicas Odontológicas da cidade”, destaca Maisa.

O presidente do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS), Francisco Grilo, fez questão de participar do evento. “O trabalho de prevenção na cidade que já era bom ficará ainda melhor. Isso mostra que a odontologia está cada vez mais ampliando o atendimento e crescendo”, aponta o presidente.

O Conselho ainda é parceiro neste projeto "Equipe Móvel de Prevenção - Saúde Bucal". “O Conselho sempre nos ajuda na divulgação, fornecendo material didático. E não apenas neste projeto, mas em diversas ações de prevenção, como do câncer e dengue”, enfatiza a coordenadora de saúde bucal, Maisa Okama.

A solenidade de entrega da van foi realizada na Unidade Básica de Saúde da Família José Tvares, na região do bairro Nova Lima, nessa terça-feira (28 de abril). O evento contou com a participação do prefeito Gilmar Olarte, secretário municipal de saúde, Jamal Salem e das profissionais que fazem parte do projeto.