4 de novembro de 2022

Palestra aborda “Oncopediatria: a interdisciplinaridade e a Odontologia”

Foi ministrada a palestra “Oncopediatria: a interdisciplinaridade e a Odontologia", nesta quinta-feira (3), com o Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos. O evento foi promovido em parceria com a ABO MS, CRO-MS, FAREFF, CETOHI e AACC/MS e faz parte das ações de prevenção ao câncer de boca promovidas pelo Conselho.

A presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre prestigiou o evento, juntamente com a assessora da presidente do CRO-MS, Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio, a conselheira Maisa Okama, a integrante da Comissão de Prevenção ao Câncer Bucal do Conselho, Fátima Corvalan, o presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, Mario Baldo e a integrante, Regina Raffaele.

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é instituída por leis municipal estadual (4.042/2011) e federal (13.230/2015), além de diversas leis municipais. Neste ano de 2022, ela inicia no dia 7 de novembro, em parceria com o Governo do Estado que apresentará palestras sobre o assunto durante dois dias.

Neste mês, a Campanha Novembro Bordô faz o alerta para a Prevenção do Câncer de Boca. No Brasil são esperados 8.460 casos novos para cada ano do biênio 2020-2022, tornando o câncer infanto-juvenil líder no ranking de causas de mortes por doenças em crianças e adolescentes, aponta Inca.

De acordo com os dados, a estimativa de casos de câncer de cavidade oral em Mato Grosso do Sul é de 220 novos casos este ano, sendo 170 entre os homens e 50 entre as mulheres. Apenas em Campo Grande, a estimativa é de 80 casos (60 homens e 20 mulheres)