• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

18 de setembro de 2018

CTI do Hospital de Corumbá passa a contar com serviço de odontologia

Corumbá passa a contar com o serviço de odontologia hospitalar. “É uma ação nova, que chega para valorizar o funcionamento do hospital. Buscamos ser referência na qualidade do atendimento. O Município tem a preocupação em ter profissional de odontologia na equipe, entendendo que é necessário fazer bom atendimento para que o paciente se restabeleça”, destacou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, a dentista Vanessa Delgado.

 

A Lei 5.163 que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de Odontologia na equipe das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todos os hospitais públicos e privados do Estado de Mato Grosso do Sul foi publicada no Diário Oficial do dia 21 de março e contou com grande esforço do CRO-MS.

A capacitação dos profissionais de odontologia foi ministrada pela cirurgiã-dentista Pâmela Peres, especialista em urgência e emergência em intensivismo, que faz parte da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-MS. “O objetivo principal é agregar cuidado dentro da unidade de terapia intensiva. O dentista fazer o controle de foco de infecção, cuidar da saúde bucal do paciente, porque uma boca doente leva a instabilidade do quadro geral de saúde. O dentista vai estar preparado tanto para controlar e manter higiene oral, quanto para tirar qualquer foco de infecção de origem bucal, fazer diagnóstico de lesões bucais características de pacientes que estão em coma na UTI; manter qualidade de vida; auxiliar a equipe médica para uma alta mais rápida e dar conforto aos pacientes”, explicou Pâmela.

 “É importante para os pacientes, que tenham essa equipe multiprofissional com médico, enfermeiro, dentista, fazendo o cuidado da higiene e saúde bucal para que possamos diminuir o tempo de internação, o custo para o hospital e que os pacientes tenham sua saúde restabelecida e volta para o seio familiar com qualidade de vida digna”, enfatizou o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite

Leite destacou as ações que o Município vem executando na área de Odontologia. “Iniciamos com retorno do plantão noturno, proporcionando atendimento da população no período da noite no Pronto-Socorro. Estamos inaugurando o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); a fila de endodontia, de cirurgia de canal, estava em dois anos para que o pacientes pudessem entrar na fila e hoje o paciente tem atendimento em até trinta dias”, finalizou.

 

Com informações da assessoria de comunicação da PMC