• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

31 de outubro de 2016

CRO-MS faz ação de prevenção ao Câncer de Boca no dia 7 de novembro

A segunda semana do mês de novembro é instituída por Lei Municipal e Estadual como a “Semana de prevenção ao Câncer de Boca”.

Por isso na segunda-feira (7), o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS) realizará ações de prevenção ao câncer de boca na Praça Ary Coelho, das 8h às 12h, na Capital.

No local será instalado um posto de atendimento, em que a população passará por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas.  Todo o atendimento será gratuito.

“As pessoas que apresentarem algum tipo de lesão serão orientadas a procurar atendimento especializado, que é oferecido pelo poder público e entidades privadas, como as instituições de ensino”, destacou o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

Também será realizada uma blitz educativa e profissionais e acadêmicos da odontologia darão dicas de autoexame.

 Sobre as leis

A lei municipal de prevenção ao câncer bucal é de 2009, de autoria do vereador Paulo Siufi. A lei estadual é de 2011 e de autoria da deputada estadual Dione Hashioka.

 Câncer de Boca 

O câncer de boca está na lista dos mais incidentes na população de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A estimativa da entidade é que somente em 2016, sejam registrados 15.490 casos novos de câncer da cavidade oral, sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres.

Conforme o INCA, em 2013 foram registradas 5.401 mortes no Brasil, sendo 4.223 homens e 1.178 mulheres. 

O câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores de risco. O câncer de boca atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.

Fatores de Risco

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

 

 

Principais Sintomas

Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

 

Prevenção

Prevenção do câncer na boca: é possível através de hábitos saudáveis que incluem:

- Evitar o consumo excessivo de álcool;

- Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;

- Evitar exposição ao sol sem proteção;

- Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;

- Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;

- Ter um acompanhamento odontológico frequente;

- Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;

- Realizar um autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.