8 de abril de 2014

Conselho realiza primeira palestra da Educação Continuada

O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) realizou nessa segunda-feira (7), a primeira palestra de 2014 do projeto Educação Continuada, em Campo Grande.

O tema “Terapia Floral na Odontologia” foi abordado pela Profª Otilia Kreutger e pelo Prof.  Dario Pires. A Terapia Floral é parte de um campo emergente de tratamentos e modalidades terapêuticas, de características não invasivas, consideradas importantes alavancas de cura, que ampliam o universo de ações dos profissionais de saúde. “A terapia floral não combate o conflito e sim cria mecanismos para que o corpo combata. Tratam as questões emocionais”, explica Dario.

Em 2008, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) reconheceu, o exercício pelo cirurgião-dentista das práticas integrativas e complementares a saúde bucal. A resolução CFO-82/2008 regulamentou o uso de Terapia Floral como auxiliar ao procedimento odontológico.

A terapia floral se define como prática complementar ao bem-estar da saúde, na medida em que consiste no uso de essências florais como método de tratamento. As essências florais podem auxiliar equilibrando o estado emocional e mental do paciente, facilitando o tratamento odontológico.

Atuam ainda minimizando os efeitos negativos de dor e tensão, sendo indicados antes, durante e após cirurgias e pequenos procedimentos.

Os remédios florais são extratos líquidos geralmente ingeridos por via oral. Preparados a partir de flores, plantas e árvores da natureza, sendo que nenhuma delas são venenosas e não causam qualquer dano a saúde.