14 de outubro de 2013

Comissão de Convênios participa de preparação para enfrentamento as operadoras de planos de saúde

Membros da Comissão de Convênios e Credenciamentos do CRO-MS estiveram reunidos nessa segunda-feira, 14, na sede do Conselho, em Campo Grande,  com o representante da Comissão Nacional, Benício Paiva Mesquita.

O trabalho teve como objetivo preparar a Comissão Estadual para o enfrentamento das operadoras de planos de saúde. “Nós do CFO estamos passando para os Conselhos Regionais todo o conhecimento de legislação, contrato e planejamento. Nossa meta é organizar um movimento conjunto em todo o Brasil. Nós pretendemos estar preparados para negociar com as operados de planos de saúde melhores condições para os profissionais e usuários”, explica Benício Paiva Mesquita.

De acordo com o membro da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos, existem mais de 18 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil. Os dados ainda apontam que aproximadamente 25% dos Cirurgiões-Dentistas no País são conveniados.

Mas os valores pagos pelos planos de saúde aos profissionais são considerados baixos. Por alguns convênios, um profissional chega a receber somente R$ 17 para fazer uma restauração de amalgama de uma face. Para uma extração R$ 25 e R$ 3 em uma radiografia.

“Hoje os convênios pagam muito pouco. Precisamos negociar com as operadoras para obter um valor que ofereça melhores condições para os profissionais e usuários. Qualquer procedimento no meu ponto de vista deveria ser a partir de R$60. Já realizamos um levantamento que mostra que muitos profissionais estão se desligando dos convênios e se continuar assim, as operadoras vão acabar desaparecendo”, afirma Benício Paiva Mesquita.

Ainda conforme o membro da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos, outra meta desse movimento no Brasil é promover algumas mudanças que vão beneficiar os usuários de planos de saúde. “As operadoras hoje em dia, visando lucro, acabam dificultando o acesso do usuário e isso não pode acontecer. Outro ponto é que muitos planos de saúde pedem raio-x para comprovar a necessidade do procedimento e acaba colocando o paciente em exposição de forma desnecessária. O ideal seria que todos oferecessem perícia presencial. O CFO até publicou a resolução 102/2010 como uma forma de evitar o uso indiscriminado da radiação ionizante”, ressalta Benício.

A Comissão de Convênios e Credenciamentos do CRO-MS começará atuar em breve no Estado. “Vamos fazer o levantamento dos planos que atendem Mato Grosso do Sul. Iremos verificar se todos estão inscritos e os valores praticados. Depois buscaremos conversar com os planos para ver o que precisamos adequar para dar mais condições aos Cirurgiões-Dentistas e usuários”, afirma Humberto Pauli.