1 de novembro de 2022

Atividades marcarão Semana de Prevenção ao Câncer de Boca em MS

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca terá a abertura na próxima segunda-feira (7), às 8h, com o evento em parceria com o Governo do Estado que apresentará palestras sobre o assunto durante dois diais. O evento será destinado a todos os coordenadores de saúde bucal de MS.

Já na quarta-feira (9), a Prefeitura de Campo Grande, com apoio do CRO-MS, realizará o Dia D da Campanha, com triagem de lesões bucais e orientação à população na praça Ary Coelho. Diversos municípios também realizarão atividades de conscientização.

O câncer da boca afeta milhares de pessoas em todo o país. O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS) alerta a população sobre os riscos dessa patologia.

Câncer de boca é o 5° de maior incidência entre homens de MS, aponta INCA.

De acordo com os dados do Inca, a estimativa de casos de câncer de cavidade oral em Mato Grosso do Sul é de 220 novos casos este ano, sendo 170 entre os homens e 50 entre as mulheres. Apenas em Campo Grande, a estimativa é de 80 casos (60 homens e 20 mulheres).

O câncer de boca pode afetar várias estruturas anatômicas como: lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), orofaringe e a região embaixo da língua.
CID: C00 a C10 (CID – Código internacional de doenças)

De acordo com a cartilha Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil, desenvolvida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), o número de casos novos de câncer da cavidade oral esperados para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 15.190, sendo 11.180 casos em homens e de 4.010 em mulheres.

Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,69 casos novos a cada 100 mil homens, ocupando a quinta posição. Para as mulheres, corresponde a 3,71 para cada 100 mil mulheres, sendo a décima terceira mais frequente entre todos os cânceres.

Em mortalidade, os números indicam uma estimativa preocupante: caso os índices se mantenham, os números de óbitos serão de 5.468 casos, sendo 4.374 em homens e 1.094 em mulheres dentro do triênio 2020-2023.

LEIS:
A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é instituída por leis municipal (Campo Grande) (4.733/2009), estadual (4.042/2011) e federal (13.230/2015).

FATORES DE RISCO:

Os fatores de risco mais conhecidos incluem o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, sendo que o risco é 30 vezes maior para os indivíduos que fumam e bebem do que para aquelas pessoas que não o fazem. Entre outros fatores de risco, encontra-se a exposição ao sol sem proteção (importante risco para o câncer de lábio), o excesso de gordura corporal, a infecção pelo HPV (relacionada ao câncer de orofaringe) e outros como exposição a agentes oncogênicos como herbicidas, produtos químicos e pesticidas.

SINTOMAS:
Os principais sintomas são o aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em 15 dias. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

PREVENÇÃO:
A prevenção do câncer na boca é possível através de hábitos saudáveis, que incluem:
- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
- Evitar exposição ao sol sem proteção;
- Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
- Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
- Ter um acompanhamento odontológico frequente;
- Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
- Procurar atendimento odontológico se perceber qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.