• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

3 de novembro de 2022

Palestras – Semana de Prevenção ao Câncer Bucal

O CRO-MS promove, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e Secretarias municipais de saúde e demais instituições, o Evento: ” A abertura da Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal “, na próxima segunda e terça-feira, 07 e 08 de novembro, no município de Campo Grande. O evento acontecerá no dia 07 no período matutino na sede do CRO-MS e o restante da programação no Eco Hotel Do Lago, conforme a programação:

Programação:
7 DE NOVEMBRO:
8h - Abertura Oficial do Evento
Local: Auditório do CRO-MS

9h - Tema: “A Importância do Monitoramento para o Controle do Câncer de Boca”.
Palestrante: Dra. Adriana Tavares de Moraes Atty. Graduada em Odontologia, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela FIOCRUZ, Tecnologista da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Redes do INCA.

10h - Tema: “Câncer de Boca nas suas generalidades e HPV”.
Palestrante: Dr. Celso Augusto Lemos. Graduado em Odontologia, Mestre e Doutor em Diagnóstico Bucal pela USP, atualmente é Professor Associado da USP, Secretário Executivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diagnóstico Bucal da FOUSP, Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia.

12h - ALMOÇO - (Eco Hotel do Lago)
14h - Tema: “Alimentação e Nutrição na Prevenção do Câncer”.
Palestrante: Prof. Anderson L. N. Holsbach. Graduado em Nutrição, Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária/UCDB, Especialista em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica/FIOCRUZ, Especialista em Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade. Presidente da Associação Sul- mato-grossense de Nutrição (ASMAN).

15h - Roda de Conversa com participação da área de nutrição, estomatologia, patologia bucal e gerência de saúde bucal

18h30 - JANTAR

08 DE NOVEMBRO
7h30 - CAFÉ DA MANHÃ

8h30 - Tema: “O Papel do Cirurgião-Dentista na Nova Era do Tabagismo”.
Palestrante: Dra. Sandra Silva Marques, Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo, Diretora Técnica de Saúde no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas, Especialista em Ortodontia, Especialista em Dependência Química, Mestra em VSP/USP.

9h30 - Tema: “Tratamentos Paliativos ao Paciente Oncológico”.
Palestrantes:
Michele Borsoi; Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Especialista em Enfermagem de Família e Comunidade, Especialista em Cuidados Paliativos e Terapia de dor, Mestre em Saúde da Família; Gerente da Rede de Doenças crônicas da SES/MS e Teleconsultora de enfermagem do programa Telessaúde Brasil redes-núcleo Mato Grosso do Sul.
Marcia Rodrigues Gorisch, Cirurgiã Dentista pela UFMS, Mestre e Doutora em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da USP/SP, Professora das disciplinas de Histologia e Patologia Geral e Bucal da Uniderp; professora substituta de Patologia Bucal da UFMS, Estomatologista no CEO-Guanandi, Patologista responsável pelo laboratório Odonto Studio diagnose e professora de cursos de pós-graduação em Odontologia. Membro da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia (SOBEP).