• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

29 de setembro de 2016

CRO-MS leva palestra sobre Odontologia Hospitalar aos acadêmicos da Uniderp

O CRO-MS realizou nesta quinta-feira, 29, uma palestra sobre Odontologia Hospitalar para os acadêmicos do último ano do curso de odontologia da Uniderp-Anhanguera. A presidente da comissão de odontologia hospitalar do CRO-MS, Juliana Setti,  que fez a abertura da palestra destacou a importância do tema.

"Essa não é só uma área muito importante para a saúde das pessoas, como é um novo campo de atuação do cirurgião-dentista. O CRO-MS tem trabalhado muito para conquistar esse espaço da odontologia", ressaltou Juliana Setti.

A palestra foi ministrada pela Dra Carolina Mendes, que é especialista em estomatologia pelo Hospital Heliopolis, especialista em PNE pelo NHU-UFMS,tem  habilitação para atendimento em UTI na área de odontologia, experiência em atendimento a Pacientes portadores de Câncer em região de Cabeça e pescoço pelo centro de oncologia bucal Foa- Unesp e setor de odontologia do Hospital Heliopolis.

A palestrante mostrou desde a resolução que regulamentou a odontologia hospitalar a diversos casos clínicos, além de explicar como funciona o trabalho de uma equipe multidisciplinar.

"Mostramos muitos casos em que se faz necessária a intervenção de um cirurgião-dentista. Muitos pacientes desenvolvem doenças na boca em decorrência de bactérias. Por isso, o acompanhamento do cirurgião-dentista é importante", destaca Carolina Mendes.

O assunto chamou a atenção dos estudantes que estão próximos de se formarem. "Tenho muitas vontade de trabalhar em hospital, mas tinha conhecimento mais apenas da presença do buco-maxilo. Realmente a presença do Cirurgião-Dentista é necessária em diversos casos", comenta a acadêmica, Karine Goncalves Freitas.

Os estudantes aprovaram a iniciativa do CRO-MS. "Achei muito legal. É mais um campo de atuação profissional. A palestra foi bastante interessante", declara a futura cirurgiã-dentista, Nadyenka Rodrigues Alpires.

A Odontologia Hospitalar foi reconhecida oficialmente como especialidade pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) em novembro de 2015, por meio da Resolução Nº 162. Existem até mesmo Leis em vários âmbitos que exigem a presença de um Cirurgião-Dentista nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), mas que ainda não são cumpridas pelos hospitais.