• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

13 de fevereiro de 2019

Vencedor de Prêmio Nacional, Naviraí inaugura consultório odontológico

Naviraí, cidade de Mato Grosso do Sul, inaugurou, nesta quarta-feira (13), o consultório odontológico que recebeu do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2018. O consultório será utilizado no atendimento da população na unidade de Estratégia de Saúde da Família C. Vidoto. 

O município ficou em 1º lugar no concurso nacional na categoria para as cidades com até 50 mil habitantes, ficando à frente de cidades de outros estados da federação. O consultório odontológico completo é entregue como prêmio aos vencedores, como uma forma de reconhecer e incentivar o trabalho desenvolvido. 

A entrega foi feita pelo vice-presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge.“O prêmio é uma forma de o CFO reconhecer e agraciar os municípios que dão a devida importância à saúde bucal, que é primordial para alcançarmos no país um nível de atendimento de saúde pleno ao cidadão brasileiro. Não se faz saúde de qualidade sem a presença dos cirurgiões-dentistas. Os municípios que participaram, os classificados e os vencedores são exemplos de boas práticas e elas precisam ser devidamente reconhecidas”.

 

Mato Grosso do Sul já teve outras cidades premiadas. Campo Grande e Corumbá foram vencedores do Prêmio Brasil Sorridente, em 2008 e 2012 respectivamente. “A saúde bucal deve ser valorizada na gestão dos municípios. É uma área importante da saúde pública. Ficamos felizes em ver a odontologia de Mato Grosso do Sul reconhecida nacionalmente novamente”, destaca o presidente do CRO-MS, José Wilson Capdeville Bastos.

O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros. 

O prefeito de Naviraí (MS), José Izauri de Macedo, afirmou durante a solenidade que a vitória representa o reconhecimento de Naviraí em nível nacional. “A conquista é o reconhecimento do trabalho e da qualidade do atendimento de saúde bucal. O prêmio está condicionado à obtenção de muitas metas que precisam ser atingidas e revela que Naviraí oferece saúde de qualidade”. 

“Queremos compartilhar esse prêmio com todos os profissionais de odontologia do nosso município, pois se hoje fomos reconhecidos é por causa do trabalho de cada um”, completa a Gerente de Núcleo de Assistência Odontológica do município, Katia Akemi da Rocha Ujihara Salem.  

Estiveram presentes na solenidade: o presidente do CRO-MS, José Wilson Capdeville, as conselheiras, Silvânia Silvestre e Mariam Kodjaoglanian, o delegado regional de Dourados do CRO-MS, Efraim Santana, e  a coordenadora de saúde bucal de MS, Márcia Issa Malacrida. 

 

OS PREMIADOS: 

Municípios até  50.000 habitantes 

1º - Naviraí (MS)

2º - Ibiporã (PR) 

3º - Porto Real (PI) 

4º - Alhandra (PB) 

5º - Três Passos (RS)