• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

25 de março de 2014

Turma do Bem transforma a vida de adolescentes carentes

Fazer uma ação sem receber algo em troca. Esse é o trabalho dos dentistas da Turma do Bem que realizam uma triagem nesta terça-feira, 25 de março, na Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues, em Campo Grande-MS. O trabalho é feito simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

A adolescente Laura da Silva Oliveira, de 12 anos, aproveitou a oportunidade. "Já fui ao dentista algumas vezes, mas parei há um tempo. Vim aproveitar para ver se consigo fazer um tratamento contínuo", aponta a jovem.

Alguns adolescentes que passaram pela triagem nesta manhã nunca foram a um dentista e apresentam problemas bucais sérios. "Vamos fazer a triagem em cerca de 500 jovens e daremos preferência para fornecer o tratamento gratuito para os que apresentarem problemas mais graves e para os que não tem plano odontológico", explica o cirurgião-dentista André Martins, que é o coordenador da Turma do Bem, em Campo Grande. Ele complementa ainda que o tratamento pode influenciar no aprendizado na escola. “Muitos jovens quando tem algum problema dentário acabam sofrendo bulling, e ficam mais quietos, não interagem, e isso interfere na aprendizagem. Ele acaba não gostando de ir para a escola e a odontologia pode reverter isso”.

Os adolescentes selecionados receberão tratamento até completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

O presidente do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS), Francisco Grilo, esteve na triagem para acompanhar o trabalho dos cirurgiões-dentistas. "Nós apoiamos todos os trabalhos que são favoráveis à população. Eles estão doando o tempo e trabalho deles para atender esses adolescentes que não teriam condições de ter um tratamento odontológico", ressalta o presidente.

O diretor da escola, Hélio Queiroz Daher, acredita que é uma grande oportunidade para os alunos. "Essa região da cidade, no Jardim Santa Emília, São Conrado, a população é muito carente. Tem até uma unidade de saúde ao lado da escola, mas que não oferece um tratamento mais completo que o jovem talvez precise", aponta o diretor.

Augusto Mariani Sobrinho é um dos dentistas da Turma do Bem. Em 2013 recebeu um prêmio entre os profissionais que participam do projeto. Foi um dos cinco cirurgiões-dentistas do Brasil a atender mais adolescentes. No total, 15 jovens recebem tratamento gratuito nas mãos de Augusto. "O mínimo que eu posso fazer para uma pessoa carente é levar um sorriso perfeito para ela. Não atrapalha em nada o meu orçamento", destaca o voluntário.

O que determina quantos jovens serão selecionados é a quantidade de dentistas voluntários, portanto o profissional que quiser também pode fazer parte do grupo basta preencher um cadastro no site www.turmadobem.org.br ou entrar em contato com o André Martins: andre@andremartins.odo.br – (67) 8115-5372.