• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

21 de abril de 2015

TIRADENTES: PATRONO DA DONTOLOGIA

Um dos heróis nacionais e patrono da Odontologia, Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em Minas Gerais, trabalhou como mascate e minerador. Na sua juventude se dedicou também ao exercício da profissão de “dentista”, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes, por volta do ano de 1790, pois esculpia, provavelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, atividade em que se destacou na época.

Nos tempos antigos, a Odontologia, como estudo científico, não existia e as atividades de dentistas eram realizadas pelos barbeiros. Na Alexandria pagã, Santa Apolônia foi martirizada tendo os dentes quebrados por pedras afiadas, e, por isso, foi denominada Padroeira da Odontologia.

Ao longo da história, a prática da saúde bucal foi se tornando mais especializada e em 1363, se falou, pela primeira vez, a palavra dentista. Boticões, pelicano, obturação, fixação dos dentes com ouro foram palavras que começaram a fazer parte da profissão.

Segundo pesquisas, em 1728, na França, o médico Pierre Fauchard (1678-1761), revolucionou a Odontologia, inovando conhecimentos, criando técnicas e aparelhos, sendo chamado o “Pai da Odontologia Moderna”. No Brasil, em 23 de maio de 1800, pela primeira vez em documentos do reino, foi citada a palavra dentista, sendo a partir de então necessária a especialização para o desempenho da profissão. Foi o início da Odontologia, considerada a arte dentária como profissão autônoma no Brasil.
Com o tempo, foi surgindo a necessidade de se ter um cuidado especializado para a profissão da Odontologia. Então, nascem o Conselho Federal e os Regionais, em 1964 e em 1966, um movimento de Cirurgiões-Dentistas leva ao Congresso Nacional um Projeto de Lei regulamentando a profissão para disciplinar e fiscalizar seu exercício, em todo o país. Com os profissionais trabalhando, a todo vapor, pela saúde bucal do brasileiro a profissão tem em sua história grandes vitórias.

Hoje, a Odontologia se preocupa sempre com o bem-estar do cidadão e melhorar a saúde bucal faz parte da história de todos os profissionais brasileiros.

No dia 21 de abril, nossas homenagens para Tiradentes vão muito além do político, pois ele realizou a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil.

Fonte de pesquisa: http://www.acdbs.com.br/museu/historia-da-odontologia-nos-500-anos-brasil/