30 de dezembro de 2015

Sancionada Lei que cria Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Nº 13.230, que instituiu a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal. A data será celebrada anualmente na primeira semana de novembro.

Segundo a publicação do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 29 , a semana alusiva servirá para estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal e promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral e controle do câncer bucal em todo o país.

A proposta foi apresentada pelo presidente do CRO-MS, Francisco Carlos Grilo, ao ex-deputado federal, Dr. Grilo (SD-MG), que apresentou o projeto na Câmara dos Deputados, sendo aprovado e encaminhado ao Senado.

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é uma frente de trabalho em MS e já se tornou Leis estadual e municipais. A partir do trabalho desenvolvido pelo CRO-MS no Estado surgiu a iniciativa de que a ação tomasse proporções nacionais.

“O Câncer de Boca é um assunto muito sério. Nas nossas ações buscamos a prevenção, levando conhecimento a toda sociedade. Tivemos a oportunidade de sugerir que fosse instituída a Semana Nacional. Essa é mais uma vitória de Mato Grosso do Sul, que tem se mostrado um dos precursores em grandes ações em prol da saúde bucal”, ressalta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

O evento será celebrado todos os anos na primeira semana de novembro. Entre os objetivos do calendário especial, está o de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença, estimular ações preventivas e campanhas educativas sobre o tema e promover debates de políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal.

Mais conquistas em 2015:

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 6 de novembro, a Resolução 160 do CFO (Conselho Federal de Odontologia) que reconhece a Acupuntura, a Homeopatia e a Odontologia do Esporte como especialidades odontológicas.

O reconhecimento das especialidades se deu através de uma incessante luta da odontologia sul-mato-grossense que debateu o assunto e levou a proposta durante a ANEO (Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas).

Outra vitória foi o reconhecimento da Odontologia Hospitalar. A Resolução do CFO publicada no Diário Oficial da União, no dia 16 de novembro, reconhece o exercício da Odontologia Hospitalar.

Confira a notícia sobre o reconhecimento das especialidades na íntegra:https://www.croms.org.br/noticias.php?id=529qui