• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

12 de julho de 2024

Reunião apresenta impacto da fluoretação em MS

Representantes de sete municípios do Estado estiveram reunidos no CRO-MS para a apresentação da análise dos dados preliminares coletados sobre o impacto da fluoretação em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. As cidades presentes na pesquisa foram: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Bodoquena, Nioaque, Dois Irmãos do Buriti e Jaraguari.

O levantamento, feito pela equipe coordenada pelo cirurgião-dentista e professor Rafael Aiello Bomfim, que é membro da Comissão de Saúde Pública do CRO-MS, levou em consideração a taxa de exodontia de dentes permanentes segundo a condição da fluoretação das águas em MS.

A equipe analisou a evolução dos seis municípios que passaram a contar com fluoretação após o trabalho de articulação do CRO-MS para ampliar a cobertura no Estado. Nesse levantamento, os dados foram comparados com outras cidades de população e IDH semelhantes. Apesar do curto período de fluoretação, conforme os dados levantados de 2021 a 2023, foi constatada uma queda na extração de dentes de 6,9% ao ano nas cidades fluoretadas, enquanto os outros municípios que não possuem fluoretação tiveram um aumento de 5,8% ao ano.

Durante o encontro, também foi apresentado o aplicativo SB/MS para levantamentos epidemiológicos em saúde bucal, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o apoio financeiro do CNPq. A equipe de coordenação de saúde bucal do Estado esteve presente no evento e destacou que o aplicativo visa a otimização digital dos levantamentos epidemiológicos em saúde bucal, e está sendo articulado para que, futuramente, sua implantação seja realizada em todo o Estado.

A ampliação da fluoretação em MS é fruto de uma parceria entre o CRO-MS e o Governo do Estado, que criou o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano.

Até então, apenas 25 das 79 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul contavam com a fluoretação da água de abastecimento público. Após o trabalho iniciado pelo CRO-MS em conjunto com o Governo do Estado, mais 11 municípios iniciaram a fluoretação: Sete Quedas, Anastácio, Miranda, Sidrolândia, Guia Lopes da Laguna, Porto Murtinho, Três Lagoas, Maracaju, Itaporã, Rio Brilhante e Amambai.