27 de junho de 2017

Prova de certificação de Ensinos Médio e Fundamental será no dia 8 de outubro

Os ASB's (Auxiliares em Saúde Bucal), além de certificado do curso, devem apresentar certificação de conclusão de Ensino Fundamental para obter registro profissional no Conselho Regional de Odontologia, conforme previsto na consolidação de normas do CFO (Conselho Federal de Odontologia). Para os TSB's é exigida a certificação de ensino médio, além do curso.

Com o objetivo de contribuir com esses profissionais, o CRO-MS informa que o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) será realizado no dia 8 de outubro em todo o país. Neste ano, a prova também será usada pelos alunos para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para receber o diploma do ensino médio. Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Encceja, que atualmente é aplicado no Brasil e no exterior para a certificação de conclusão do ensino fundamental.

A inscrição para o Encceja será gratuita e deverá ser feita entre os dias 8 e 18 de agosto. A prova, que será elaborada e aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), terá 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta. O aluno deverá atingir pelo menos 50% de acertos em cada prova, e pelo menos 5 pontos na redação. O Encceja pode ser feito por pessoas com pelo menos 15 anos, no caso da certificação do ensino fundamental, e 18 anos para a certificação do ensino médio.