• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

24 de fevereiro de 2014

Planejamento: saiba qual é o principal erro cometido pelos Cirurgiões-Dentistas


A confusão entre a vida financeira do consultório e a particular é um dos erros mais comuns cometidos pelos Cirurgiões-Dentistas. Por ser um profissional autônomo na maioria das vezes não existe uma divisão clara entre as contas do consultório/clínica e as finanças pessoais. Isto pode acarretar um perigo à continuidade do negócio, pois perde-se o controle financeiro.

De acordo com o agente de investimentos, Fabiano Simões, uma alternativa seria separar as contas correntes de maneira a trabalhar o caixa do consultório/clínica independentemente dos compromissos pessoais para que não haja confusão patrimonial.

“Até mesmo a criação de um CNPJ específico para a atividade seria mais indicado para que os lucros o Cirurgião-Dentista receba em forma de Dividendos livres de IRPF e possível bi-tributação da Pessoa Física”, explica Fabiano Simões.


Muitos profissionais autônomos na tentativa de expandir seus negócios, optam por linhas de créditos e financiamentos usando suas propriedades particulares como garantia. Está ai um grande erro. Se ocorrer o fracasso desse novo negócio, você poderá perder seu bem, ou entrar numa dívida eterna por conta dessa mistura.

 Finanças

A Receita é simples, porém poucos colocam em prática: Gastar menos do que se ganha!

Ter um planejamento financeiro muito claro no longo prazo e saber investir com eficiência o dinheiro poupado levam a resultados bastante expressivos. Traçar objetivos, cumprir metas e ter equilíbrio com os gastos pessoais certamente serão retribuídos em forma de preservação e aumento patrimonial.

As facilidades de crédito para consumo fazem com que a maior parte da população, cerca de 80%, esteja endividada. Planejar a realização dos sonhos de consumo observando as possibilidades financeiras de cada pessoa certamente trarão uma vida financeira pessoal tranquila.

 

Matemática

O agente de investimento também faz as contas do que deve ser levado em consideração nos cálculos feitos pelos profissionais no consultório.

“É necessário ter clara a composição dos custos do negócio e dos procedimentos em si. O erro mais comum acontece quando o profissional leva em consideração apenas o custo do material para cada procedimento deixando de somar os custos fixos do consultório/clínica. Deve-se levar em consideração todas as variáveis que envolvem cada atendimento, dentre elas: mão de obra, tributos, aluguéis, energia elétrica, telefone, etc...Foi a época na qual o empresário lançava um percentual X sobre o custo e gerava lucros. O controle desses custos precisam ser reavaliado mensalmente de modo a executar os ajustes necessários”, aponta Fabiano Simões.

 Planejando o futuro

 O instrumento da Previdência Privada é extremamente importante aos profissionais autônomos uma vez que serve para a construção de uma aposentadoria tranquila. Existem basicamente duas modalidades de Previdência Privada:

·         PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre): Ideal para quem faz declaração completa de Imposto de Renda (IR), pois você pode deduzir o valor das contribuições da sua base de cálculo do Imposto de Renda, com limite de 12% da sua renda bruta anual. Assim, poderá reduzir o valor do imposto a pagar. O IR incidirá sobre o valor total resgatado.

·         VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): Ideal para quem faz declaração simplificada, para quem é isento de IR, para profissionais liberais ou para quem deseja aplicar mais de 12% de sua renda bruta anual. Isto porque, em um VGBL, a tributação acontece apenas sobre o rendimento acumulado. Não é dedutível do IR.

 

Deve-se ficar atento e observar três coisas na hora de escolher um plano de Previdência: 

1.    Rentabilidade: O fundo de previdência é um fundo de investimentos que remunera o capital aplicado mensalmente.

2.    Taxa de administração: é a taxa anual cobrada pelo gestor do fundo previdenciário.

3.    Taxa de carregamento: é a taxa cobrada toda vez que é aplicado (entrada) ou resgatado (saída) determinado valor.

 

As taxas de administração e de carregamento do seu plano podem comprometer grande parte dos seus ganhos.

 

Normalmente para que se mantenham os rendimentos atuais durante a aposentadoria calcula-se que uma pessoa deva economizar em torno de 20% daquilo que recebe mensalmente. Através de um planejamento financeiro eficiente certamente é possível atingir tal objetivo.

 

Fabiano N. Simões

Agente de Investimentos | ANCOR | BOVESPA

(67) 3306-3613 | (67) 8126-9050 | (11) 4506-3104