O Governo do Estado de MS, por meio da Secretaria de Saúde de Estado, anunciou investimento na odontologia de MS que pode chegar a R$16.860.000,00. Os recursos fazem parte do programa “Reestrutura Saúde Bucal” e serão destinados aos municípios por meio de convênio e deverá ser solicitado por cada cidade.
"O investimento foi pensado para reestruturar as 562 unidades odontológicas espalhadas pelos 79 municípios do estado que precisam de reestruturação, sejam elas das Unidades Básicas de Saúde ou da Estratégia da Família", explica o secretário de saúde de MS, Dr Maurício Simões Corrêa.
Cada unidade poderá pleitear até R$30 mil em recursos para compra de itens como: cadeira odontológica completa, autoclave horizontal de mesa (até 75 litros), compressor odontológico, ultrassom odontológico, fotopolimerizador de resinas e pinça saca bocado para biópsia.
“O Governo do Estado entende que a saúde bucal é extremamente importante em todos os níveis de atenção à saúde. Essa é linha de recurso destinada a reestruturação dos consultórios odontológicos, para que os municípios possam melhor atender a nossa população”, comenta a secretária-adjunta de saúde do Estado, Crhistinne Maymone.
Atenção Municípios
Para garantir o investimento, é importante que os coordenadores de saúde bucal de cada município, solicitem para a prefeitura formalizar o convênio com o Governo do Estado. O prazo máximo para envio dos documentos é até dia 31 de janeiro, para que o fundo estadual de saúde faça o rapasse para o fundo municipal. Para mais informações, os municípios podem buscar a SES pelos telefones: 3318-1609 (Simone) ou 99287-8550.