• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

24 de agosto de 2021

MS compartilha experiência no trabalho pela de Fluoretação da Água

O CRO-MS compartilhou a experiência de Mato Grosso do Sul no trabalho da Fluoretação da Água de Abastecimento Público no Estado, durante a Reunião Técnica Científica Online da Rede Brasileira de Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público, nesta terça-feira (24), com transmissão pelo Youtube da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Compartilharam a experiência do Estado, a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, o cirurgião-dentista, Rafael Aiello Bomfim, e o Coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da Secretaria de Saúde do MS, Karyston da Costa, que também integra Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água implantado em MS.

Desde setembro de 2020, o CRO-MS tem dedicado esforços ao tema. O debate em MS surgiu a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.

O CRO-MS realizou reuniões com os setores envolvidos e a partir de então, a Secretaria de Saúde do Estado instituiu um Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, que já alcançou conquistas como o anúncio da fluoretação na água encanada de mais seis municípios do Estado.