• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

17 de junho de 2024

Mato Grosso do Sul tem trabalhos reconhecidos em evento nacional de saúde bucal

Mato Grosso do Sul teve local de destaque no evento em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, realizado em Brasília (DF), na última quinta e sexta-feira (13 e 14 de junho). O evento também celebrou um ano da sanção da Lei 14.572/2023, que inseriu a saúde bucal como política de Estado, fazendo parte da lei orgânica do SUS, garantindo que os investimentos em saúde bucal sejam obrigatoriamente aplicados, independentemente do gestor estadual ou municipal.

O objetivo do evento foi elevar o debate sobre a relevância da saúde bucal na promoção e prevenção em saúde, visando alcançar amplamente a população brasileira.

Durante o encontro, a Coordenadora de Saúde Bucal SES/MS, Giovana Soares Buzinaro, e o Gerente de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, Lucas Moura de Oliveira, apresentaram a Linha de Cuidado do Câncer Bucal da CSB da SES/MS, destacada como uma experiência exitosa e modelo para implementação em outros estados do Brasil.  Os representantes de MS abordaram sobre o percurso realizado até o momento na construção da rede de assistência à pessoa com câncer bucal no estado, abrangendo os três níveis de atenção.

Foi apresentado o protocolo com objetivo de identificar de forma rápida e eficiente as pessoas com suspeita de câncer bucal ainda na Atenção Primária à Saúde, garantindo encaminhamento imediato para investigação diagnóstica. Ainda foi desenvolvido um protocolo específico para a realização de biópsias, utilizando o aplicativo Teleestomatologia desenvolvido pela UFPB, assegurando a padronização dos procedimentos e a qualidade na coleta de amostras. Em parceria entre a SES e a UFMS, o Laboratório de Patologia Oral da universidade proporciona laudos específicos avaliados por patologistas qualificados, que são enviados de forma virtual para evitar deslocamentos desnecessários dos pacientes.

Para os casos confirmados, foi criado um protocolo de regulação que define os fluxos e prazos para o início do tratamento adequado, permitindo que os cirurgiões-dentistas solicitem diretamente a vaga para pacientes com laudo positivo, sem necessidade de intermediação médica.

“Ainda há muito a fazer para aprimorar esta rede assistencial, mas o reconhecimento do Ministério da Saúde nos encoraja, mostrando que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida e agilizar o tratamento dos cidadãos de Mato Grosso do Sul”, declara Giovana Bizonaro.

O cirurgião-dentista, Rafael Aiello, da Comissão de Saúde Pública do CRO-MS, também recebeu homenagem durante o evento. O profissional foi um dos 13 a integrar o grupo responsável pela atualização do Guia de Recomendações Para Uso de Fluoretos no Brasil, pronto depois de 10 meses de trabalho. O documento será disponibilizado para consulta pública na próxima semana.

Aiello recebeu o certificado de participação entregue pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.

O Grupo de Trabalho responsável pela atualização do documento foi coordenado pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância Bucal, mantido pela Universidade de São Paulo (USP). O Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos foi editado originalmente em 2009.