21 de agosto de 2015

IV Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal será na próxima semana

Campo Grande (MS) recebe, nos dias 27 e 28 de agosto, o IV Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal. O evento será realizado pelo CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), durante o 4º Congresso Internacional de Odontologia de MS, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O tema será “Desafios e Perspectivas da Saúde Bucal Coletiva”.

O Encontro é organizado por um grupo composto pelos três Conselhos Regionais da região sul: CRO-RS, CRO-SC e CRO-PR, além do anfitrião desta edição, o CRO-MS. “O CRO-MS começou a participar desse evento na última edição, em 2013. Partiu de um convite dos três estados, em função da odontologia pública de MS ser sempre uma referência no cenário nacional. Então fomos inseridos nesse grupo para contribuir e trocar experiências com esses outros estados”, explica o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

O evento, que acontece a cada dois anos, irá reunir representantes dos governos Federal, Estaduais e Municipais, para discutir sobre a odontologia pública.  “No evento estarão reunidos desde o Cirurgião-Dentista que está na ponta, realizando atendimentos, até gestores, como representantes do Ministério da Saúde. Buscamos por meio dessas discussões a consolidação da saúde bucal pública”, ressalta um dos coordenadores locais do evento, Silvano da Silva Silvestre.

“Este é um momento muito importante para a odontologia. O evento é uma forma de discutir mecanismos da saúde pública odontológica e assim ampliar o entendimento da classe”, ressalta o presidente do CRO-RS, José Maria Holderbaum.

“Temos que pensar estratégias para melhorar o serviço público, já que 80% das pessoas no Brasil são usuárias do SUS. Com o Encontro Sul Brasileiro buscaremos trabalhar as necessidades do sistema”, declara uma das representantes do CRO-MS, Oneide Toniazzo.

O Encontro ainda é uma forma de direcionar as forças e trocar boas experiências. “Cada estado traz dois modelos de gestão implantados em municípios que podem ser considerados referências. Assim ocorre um intercâmbio de conhecimento. No evento também discutimos os desafios para direcionarmos as frentes de trabalhos dos próximos anos. Desde que começamos esse Encontro realizado pelos CRO’s já alcançamos muitas transformações”, lembra César Copagnoli, assessor da presidência do CRO-PR.

O Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal será realizado durante o 4º Congresso Internacional de Odontologia de MS (CIOMS). “Teremos vários eventos paralelos e este é mais um que vem para somar. Sabemos da importância do Encontro, pois norteia a odontologia pública e ter este evento como esse dentro do Congresso é muito importante”, ressalta o presidente do CIOMS, Robson Ajala.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do IV Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal-MS: http://www.4esbsb.com.br/index.html

PROGRAMAÇÃO – IV Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal

Dia 27/08/2015 – Quinta-feira

8h - Abertura

9h - CD FERNANDO RITTER (Secretário Municipal de Saúde de POA)

Palestra: "A Tomada de decisão na Gestão Municipal, da Atenção Básica Primária à Alta Complexidade".

10h30 - CD ANTÔNIO LASTÓRIA (Secretário Adjunto de Saúde de Campo Grande/MS)

Palestra: "Evolução da Saúde Bucal do SUS no Mato Grosso do Sul".

Das 12h às 14h – Intervalo para ALMOÇO

Experiências Municipais em Saúde bucal

14h - Campo Grande - MS

14h30 - Curitiba - PR