24 de junho de 2015

Inscrições do Prêmio Brasil Sorridente vão até 30 de junho

O Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia é concedido anualmente a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. Primeira iniciativa nacional com essas características, o prêmio foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, com apoio do Ministério da Saúde e o patrocínio da Dabi Atlante e da Colgate/Palmolive. Além do reconhecimento público, as prefeituras vencedoras são premiadas gratuitamente com um consultório odontológico completo e kits de higienização bucal entregues para a população. As inscrições vão até dia 30 de junho.

Para consolidar os avanços obtidos, é necessário o comprometimento dos municípios para a implantação de políticas públicas efetivas na área de saúde bucal. O prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia nasceu com a meta de estimular esse compromisso.

Municípios premiados:

Nas edições de 2006 e 2007, os vencedores foram, respectivamente, Araguaína (Tocantins) e Duque de Caxias (Rio de Janeiro). Em 2008, a premiação passou a ser dividida entre dois municípios: com até 300 mil habitantes e com população superior a 300 mil, Caratinga (Minas Gerais) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul) foram os vencedores.

Em 2008, a entrega aconteceu em Brasília, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde José Gomes Temporão e do coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, além das principais lideranças da Odontologia nacional, deputados, senadores e prefeitos.

A partir de 2010 passaram a concorrer à premiação os municípios com população entre 50 mil e 300 mil habitantes com três categorias de premiados: municípios com população até 50 mil habitantes; municípios com população entre 50.001 a 300 mil habitantes e municípios com população acima de 300 mil habitantes.

Em 2014, a entrega do prêmio foi realizada em Florianópolis (SC) com a presença do presidente do CFO, Ailton Morilhas, do coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca, da secretária de Saúde de Santa Catarina, Tânia  Eberhardt – representando o governador do estado; do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior;  do diretor industrial da empresa Dabi Atlante, Caetano Biagi; da diretoria e os conselheiros do CFO, dos presidentes dos CROs; dos prefeitos e secretários de saúde das cidades vencedoras; da assessora de Relações Profissionais da Colgate, Flávia Aldarvis e autoridades.

Em 2015, seja VOCÊ, MUNICÍPIO a fazer da sua população a mais nova vencedora!

Veja abaixo a relação completa dos municípios vencedores desde 2006:

•Araguaína (TO)

•Duque de Caxias (RJ)

2008

•Caratinga (MG) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população até 300 mil habitantes.

•Campo Grande (MS) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população superior a 300 mil habitantes.

Excepcionalmente nesse ano não houve premiação.

2010

•São Gonçalo do Amarante (CE) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

•Estância (SE) e Horizonte (CE) – Vencedores na categoria relativa aos municípios com população entre 50 mil  e 300 mil habitantes.

•Aracaju (SE) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população superior a 300 mil habitantes.

2011

•Barracão (PR) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

•Cambé (PR) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população entre 50 mil  e 300 mil habitantes.

•Anápolis (GO) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população superior a 300 mil habitantes.

2012

•Itanhandu (MG) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

•Corumbá (MS) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população entre 50 mil  e 300 mil habitantes.

•Curitiba (PR) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população superior a 300 mil habitantes.

2013

•Porto Real (RJ) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população até 50 mil habitantes.

•São Bernardo do Campo (SP) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população acima de 300 mil habitantes

2014

•Canindé de São Francisco (SE) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população até 50 mil habitantes.

•Resende (RJ) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população entre 50.001 a 300 mil habitantes.

•Vitória (ES) – Vencedor na categoria relativa aos municípios com população acima de 300 mil habitantes.