• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

28 de março de 2014

Estudo aponta relação da DTM com síndrome da combinação

O Cirurgião-Dentista, Reinaldo Akamine, apresentou nesta sexta-feira, 28, o estudo da “inter-relação do desvio postural e disfunção temporo-mandibular em pacientes que apresentam a síndrome da Combinação”. O levantamento foi apresentando durante a defesa de doutorado de Reinaldo Akamine no programa de pós-graduação da UFMS - Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-oeste.

Conforme o estudo que levou quatro anos, pacientes usuários de prótese total superior e prótese parcial removível inferior podem apresentar a síndrome da Combinação ou síndrome de Kelly. A síndrome foi descrita por Ellisworth Kelly em 1972 e possui características marcantes: a reabsorção óssea, quando da perda de dentes associada a estes tipos de prótese é inexorável.

A pesquisa avaliou a disfunção temporo-mandibular e desvio postural apresentado em pacientes com síndrome da combinação de uso de prótese total superior e prótese parcial removível inferior, assim como, a inter-relação dos problemas pesquisados. Os pacientes selecionados foram submetidos à avaliação da disfunção temporo-mandibular pelo índice anamnésico de Fonseca (1992) e avaliação postural pela inspeção visual. A associação de achados clínicos odontológicos e fisioterapêuticos permitiram diagnosticar a disfunção temporo-mandibular e alteração postural relacionadas com a presença da síndrome da Combinação.

“O diagnóstico multidisciplinar permite estabelecer o tratamento adequado às necessidades do paciente interrompendo o processo destrutivo, criando condições clínicas para o restabelecimento da saúde bucal e geral do paciente, assim como, o estabelecimento de condutas preventivas a serem seguidas frente ao tratamento dos pacientes com a síndrome da Combinação já instalada ou não. O resultado é muito melhor quando há a ação de terapeutas e profissionais de educação física em conjunto com o Cirurgião-Dentista”, explica Reinaldo Akamine.

Além disso, os dados obtidos permitiram a determinação de um padrão para identificação do paciente com síndrome da Combinação, que pode ser usado por diversos profissionais da área da saúde, a partir de exames posturais de rotina.

Fizeram parte da banca examinadora:

Prof. Dr. Anísio Lima da Silva

Prof. Dr. Pedro Gregol da Silva

Prof. Dr. Elizeu Insaurralde

Prof. Dr. José Luiz Guimarães de Figueiredo

Prof. Pós Dr. André Afif Elossais