28 de setembro de 2022

Estudante do Paraguai que faz estágio em PNE na UFMS visita sede do Conselho

A acadêmica de odontologia, da Universidade Nacional de Concepcion, no Paraguai, Blanca Lila, que está fazendo um estágio na UFMS, Campo Grande, esteve na sede do CRO-MS, nesta segunda-feira (26).

Blanca está no sexto e último ano do curso. No país vizinho os acadêmicos do último ano precisam fazer estágio, e Blanca decidiu fazer este estágio aqui no Brasil, com a disciplina de PNE, na Universidade Federal.

O interesse surgiu após a professora da disciplina, na UFMS, Fátima Corvalan, dar uma palestra sobre PNE, na faculdade de Blanca, em 2019. Fátima também faz parte da Comissão de Câncer de Boca do CRO-MS.

“Essa disciplina nós não temos no Paraguai, e quando a Fátima falou sobre o assunto me interessei muito, e vim pra cá para aprender sobre e poder levar para o Paraguai o atendimento diferenciado”, destaca a acadêmica.

A Faculdade de Odontologia da UFMS foi a primeira universidade da América Latina a ter a disciplina de PNE. A disciplina existe há 41 anos. “Após eu fazer a palestra e uma mesa redonda no Paraguai, agora eles vão implantar a disciplina na grade curricular como optativa em 2023. Isso é muito gratificante. Ver que as pessoas estão enxergando a importância de uma disciplina que atende a PNE na graduação e ter a Blanca aqui é muito valoroso para nós e importante para a Odontologia inclusiva”, ressalta a professora.