• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

19 de agosto de 2016

CRO-MS visita curso de Radiologia da ABCD

O presidente do CRO-MS, Francisco Grilo, esteve nesta sexta-feira, 19, visitando mais uma Instituição de Ensino da área da odontologia. Desta vez, o representante do Conselho esteve na ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas/MS) para conhecer os cursos ofertados pela entidade.

Francisco Grilo visitou a turma do curso de Especialização em Radiologia Odontológica, ministrado pelo CD, Orivaldo Tavano, que é membro da ABRO (Associação Brasileira de Radiologia Odontológica ) desde a criação.

O curso tem 18 meses de duração. O professor Orivaldo Travano já ministrou a especialização em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Durante o curso os alunos são qualificados sobre temas como, produção de imagem, efeito biológico de radiação energizante, uso de receptores de imagem, legislação e interpretação de radiografia.

"O curso é destinado tanto aos profissionais que pretendem montar uma clínica de radiologia, quanto para formar profissionais especialistas, que podem ser responsáveis técnico ou até mesmo 'laudista", que é o responsável por fazer o diagnóstico", explica Orivaldo Travano.

A Cirurgiã-Dentista, Cláudia Suzuki, é especialista em Dentística e possui uma clínica odontológica. A profissional está concluindo o curso oferecido pela ABCD. "Eu pretendo montar um centro dentro do meu consultório para poder atender aos nossos pacientes. A radiologia é algo bastante complexo. Sem o curso é difícil alguém conseguir colocar em prática, mas agora já tenho a base", destaca.

Outra profissional que também está terminando o curso é a Cirurgiã-Dentista, Ana Laura. "Durante o curso eu descobri como a radiologia avançou nos últimos tempos. O curso nos trouxe muitas informações e conhecimento", declara.

O professor Orivaldo Travano ainda tem livros publicados sobre radiologia. A 5ª edição - "Curso de Radiologia em Odontologia" é  mais recente e foi escrita em parceria com Luiz Casati Alves, ambos eram professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (USP). "Além de especialistas, essa é uma obra voltada para os clínicos. Na faculdade só tem aula de radiologia no segundo ano, então pode ser consultado para os profissionais no dia a dia", destaca.