20 de junho de 2016

CRO-MS tem balanço positivo na Caravana da Saúde

O presidente do CRO-MS, Francisco Grilo, se reuniu com o Dr. Valdir Gonçalves e com o representante do Conselho durante a Caravana da Saúde, Robson Ajala, na última sexta-feira para fazer um balanço final sobre os trabalhos realizados durante a Caravana.

O CRO-MS e o governo do Estado firmaram uma parceria e o Conselho participou da Caravana desde a etapa de Corumbá até Campo Grande. O foco foi a prevenção do câncer de boca. Durante a Caravana foram realizadas biópsias para diagnosticar a patologia e as pessoas foram orientadas sobre a doença.

Além disso cerca de 400 Cirurgiões-Dentistas que fizeram o atendimento durante a Caravana da Saúde nas cidades de Corumbá, Três Lagoas, Jardim, Aquidauana e Dourados, receberam capacitação sobre o câncer de boca.

O treinamento foi ministrado pela estomatologista Márcia Gorisch. "O cirurgião-dentista é um dos primeiros a verificar se o paciente pode desenvolver um câncer de boca, as pessoas procuram o dentista por conta de uma cárie, de um dente fraturado ou para fazer um canal e é nesta ocasião que os profissionais tem que estar preparados para olhar a cavidade bucal como um todo e verificar os tecidos adjacentes aos dentes que podem dar sinais para a doença", explica Gorisch.

"Além do atendimento realizado nas edições da Caravana da Saúde, em que os profissionais tiveram um olhar voltado com mais atenção para o câncer de boca, o grande legado dessa parceria é que ao final foram cerca de 400 cirurgiões-dentista capacitados, que atendem diariamente na rede pública de saúde na Capital e no interior e que terão essa preocupação com a patologia", comenta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.