18 de agosto de 2023

CRO-MS se reúne com Sanesul MS para tratar da ampliação da fluoretação da água em todo o estado

A presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, o integrante da Comissão de Saúde Pública do Conselho, Rafael Aiello Bomfim, Lucas Moura e Karyston Adriel, da secretaria Estadual de Saúde estiveram reunidos nesta sexta-feira (18), com o diretor-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, Renato Marcilio da Silva, e técnicos da Sanesul MS.

Este é o segundo encontro para tratar do prosseguimento na ampliação da fluoretação da água no Estado de Mato Grosso do Sul. Na reunião, a Sanesul se colocou à disposição para apresentar um plano de ampliação da fluoretação no estado.

Desde que o CRO-MS começou a atuar no assunto, em 2020, avanços foram conquistados. O objetivo é implementar uma nova tecnologia aos municípios que não contam com uma estação de tratamento de água, para que também aconteça a fluoretação.

O debate em MS surgiu a partir de uma iniciativa do Conselho, que com base em estudos sobre a fluoretação realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim, professor da faculdade de odontologia da UFMS, em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, onde foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no estado. A iniciativa resultou na Criação do Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água, em 2021, com o objetivo promover e apoiar a implementação de ações voltadas ao monitoramento e à garantia da fluoretação das águas para consumo humano no Estado.