27 de março de 2023

CRO-MS se reúne com Sanesul MS para tratar da ampliação da fluoretação da água

O CRO-MS esteve reunido nesta segunda-feira (27), com o diretor-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, Renato Marcilio da Silva, para tratar da ampliação da fluoretação da água no Estado de Mato Grosso do Sul. A Sanesul atendeu ao pedido do Governo do Estado para dar atenção a essa pauta.

Desde que o CRO-MS começou a atuar no assunto, em 2020, mais seis municípios iniciaram a fluoretação. Apenas Bela Vista, que possui estação de tratamento de água, ainda não implementou o sistema. O objetivo é implementar uma nova tecnologia aos municípios que não contam com uma estação de tratamento de água, para que também aconteça a fluoretação.

O diretor-presidente se comprometeu em reunir com os técnicos da Sanesul e dar continuidade na pauta.

O debate em MS surgiu a partir de uma iniciativa do Conselho, que com base em um estudo sobre a fluoretação realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no estado. A iniciativa resultou na Criação do Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água, em 2021, com o objetivo promover e apoiar a implementação de ações voltadas ao monitoramento e à garantia da fluoretação das águas para consumo humano no Estado.

Estiveram presentes, a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, os integrantes da Comissão de Saúde Pública do Conselho, Rafael Aiello e Gilmar Trevizan, que também é conselheiro federal suplente do CFO, a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Christine Maymone, e o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da Secretaria de Saúde do MS, Karyston da Costa, que também integra Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água.