14 de março de 2023

CRO-MS se reúne com o governador de MS Eduardo Riedel para apresentar demandas

O CRO-MS esteve reunido na manhã desta terça-feira (14), com o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para apresentar demandas da Odontologia pública do estado.

Durante a reunião, foi reforçada a necessidade de aumento no repasse de verbas para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) , abertura de concurso público para preenchimento de vagas de Perito Oficial Odonto-Legista no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) e também de Cirurgiões-Dentistas habilitados nas equipes de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todos os hospitais do Estado, que é previsto na Lei 5.163 de 2018. A presidente destacou que a atuação desses profissionais gera uma economia de recursos para as entidades. Ainda foram apresentadas as necessidades de compra de equipamentos e instrumentais.

Também foi discutido sobre a ampliação da fluoretação de água em MS. Desde que o CRO-MS começou a atuar no assunto, mais seis municípios iniciaram a fluoretação. Apenas Bela Vista, que possui estação de tratamento de água, ainda não implementou o sistema.

Durante a reunião, o CRO-MS ainda apresentou uma nova tecnologia aos municípios que não contam com uma estação de tratamento de água.

O governador acolheu as demandas e se comprometeu a trabalhar para atender as demandas.

Estiveram presentes, a presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, a presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho, Oneide de Fátima Toniazzo e os integrantes Rafael Aiello e Gilmar Trevizan, a presidente da Câmara Técnica de Odontologia Legal do Conselho, Juliana Ferreira dos Santos Campos e o conselheiro responsável por acompanhar os trabalhos da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, Norberto Fabri Junior.