14 de fevereiro de 2022

CRO-MS se reúne com a SES para tratar de saúde bucal

A presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, e o conselheiro suplente do CFO e integrante da Comissão de Saúde Pública do CRO-MS, Gilmar Trevizan, estiveram reunidos com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende, e a secretária adjunta, Christine Maymone, entre outros representantes da pasta para debater sobre a odontologia em MS.

Durante a reunião, o CRO-MS solicitou que o Governo do Estado forneça apoio aos municípios no que diz respeito à área odontológica. Algumas cidades enfrentam dificuldades por falta de equipos nos consultórios odontológicos. A Secretaria de Saúde garantiu que buscará dar maior assistência aos municípios, atendendo às demandas do Conselho, como sempre têm feito.

Também esteve em pauta a realização de eventos em parceria com o CRO-MS, como o Seminário de Coordenadores de Saúde Bucal, que reúne representantes do todos os municípios.

O Conselho ainda levou a importância da parceria para a realização da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2020 (vigência 2021-2022), lançada pelo Ministério da Saúde, que acontece de forma integrada com os Conselhos de Odontologia para análise da saúde bucal e identificação das principais doenças ou problemas odontológicos da população a fim de subsidiar as políticas públicas de saúde.

A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e, inicialmente, estava prevista para ser realizada em 2020, mas precisou ser adiada em decorrência da pandemia de Covid-19.

Pela amostragem do programa, foram selecionadas 17 cidades de Mato Grosso do Sul para a realização da pesquisa.