• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

28 de setembro de 2015

CRO-MS realiza palestra em Maracaju

O CRO-MS realizou nessa última sexta-feira, 25, uma palestra sobre “aposentadoria” na cidade de Maracaju. A palestra foi solicitada por um profissional do município e o Conselho atendeu prontamente.

A palestra foi ministrada pelo advogado Fernando Camy, que abordou sobre planejamento previdenciário e deu dicas aos profissionais de como chegar na hora de aposentar e não ter uma grande surpresa.

Na ocasião, o CRO-MS ainda homenageou o profissional, Jorge Carlos Heller Neto. O Cirurgião-Dentista recebeu uma placa do Conselho pelos relevantes serviços prestados à odontologia de MS.

Quer saber mais sobre aposentadoria? Confira o artigo:

O momento da aposentadoria é sempre motivo de preocupação e incertezas. Depois de décadas de trabalho chega a hora de diminuir o ritmo e olhar para essa nova fase da vida com serenidade. É exatamente neste momento em que as pessoas percebem que o valor da aposentadoria será muito aquém do que realmente gostariam de receber. 

Infelizmente essa é uma realidade comum em nossa sociedade e faz parte da vida de muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de pensar a longo prazo e planejar a sua aposentadoria. 

Os profissionais liberais como administradores, dentistas, arquitetos, engenheiros, médicos, enfermeiros ou mesmo pequenos empresários e comerciantes são os mais afetados pela falta de planejamento e em muitos casos só vão conhecer as consequências quando já não é possível corrigir o curso da jornada. 

Existem outros tipos de profissionais, normalmente da área de saúde, que possuem mais de um emprego e acabam sendo bitributados e sequer têm conhecimento de como cessar essa cobrança em duplicidade e tampouco de como reaver aquele dinheiro no Judiciário. 

O fato é que iremos envelhecer um dia. Pelo menos esta é a ordem natural da vida. Mas para envelhecer com tranquilidade é preciso olhar para o futuro e imaginar como gostaríamos de envelhecer. E quando se trata de previdência social ou mesmo privada a palavra-chave é PLANEJAR. Como? 

Fazendo um bom planejamento previdenciário que poderá resultar em um aumento significativo no valor da aposentadoria cujo teto atual é um pouco mais de quatro mil reais. 

Ainda que possa parecer pouco para uns ou muito para outros, o fato é que todo cidadão que contribuiu ao longo da vida com o INSS tem direito de receber a retribuição do Estado. 

Tecnicamente falando, e utilizando como parâmetro a legislação atual, os empregados, profissionais liberais, empresários, empregado rural entre outros são considerados segurados obrigatórios da previdência social, portanto devem recolher o INSS para poder requerer a sua aposentadoria, observando os requisitos legais relativos à idade e carência. Por exemplo, no caso dos contribuintes individuais (profissionais liberais e empresários) a lei estabelece os seguintes requisitos para a aposentadoria: (i) idade (60 anos mulher e 65 anos homem) e (ii) carência, que neste caso são 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens. 

Aqueles que sempre foram empregados com carteira assinada têm o INSS descontado diretamente da folha de pagamento, mas mesmo estes segurados poderão pensar e planejar a aposentadoria como uma forma de aumentar a sua renda. E para que isso seja feito é necessário adquirir um plano de previdência complementar oferecido pelas instituições financeiras. 

Neste caso, o importante é ficar atento às cláusulas do contrato, especialmente o tempo para o resgate dos valores. 

E o melhor de tudo isso é que o planejamento previdenciário é algo acessível e que, uma vez realizado, poderá afastar o descompasso entre a expectativa do segurado e o valor da aposentadoria, utilizando-se para tanto uma boa dose de conhecimento da legislação previdenciária aliada a uma visão de futuro. 

E para que isso seja possível é preciso começar a pensar na sua aposentadoria hoje para garantir o seu futuro de amanhã. 

Fernanda Gutierrez, especialista em direito empresarial pela FGV/SP. Sócia da Camy & Gutierrez Advogados e Consultores.

 

Endereço: Rua Espírito Santo, 919, Jardim dos Estados, Campo Grande-MS.

Telefone: 3382-1001 / 8407-9982 / 8155-8500.

www.camyegutierrez.com.br