25 de janeiro de 2019

CRO-MS e VISA realizam fiscalização em Maracaju

O CRO-MS, por meio da Delegacia Regional de Dourados do CRO-MS, em parceria com a Vigilância Sanitária de Maracaju, realizou fiscalização conjunta em Maracaju de segunda, 21, até quarta-feira, 23.

Além de garantir a ética na área odontológica, o serviço de fiscalização também oferece orientações e esclarecimentos aos profissionais visitados. No total, nove cirurgiões-dentistas receberam a visita da fiscalização.

Dois profissionais foram orientados sobre publicidades irregulares na odontologia, sendo que em um caso, o profissional recebeu notificação do CRO-MS. Também foi notificado um profissional atuando no Estado sem registro do Conselho.

Durante as visitas, ainda foram encontradas irregularidades como três auxiliares em saúde bucal sem registro, sendo que uma já havia sido comunicada sobre a irregularidade e foi notificada por não sanar em tempo estabelecido. O profissional de um consultório utilizando nome fantasia também foi orientado, pois configura clínica odontológica, ou seja: Pessoa Jurídica e não Pessoa Física. Ainda uma clínica sem registro foi notificada.

Dentro das ações de competência da Fiscalização Sanitária, foram constatados e Notificados problemas como: Ausência de POPs (Procedimento Operacional Padrão); Ausência de Laudos de limpeza de caixas d’águas; Ausência de Laudos de Dedetização e Desratização dos estabelecimentos; Presença de objetos e materiais inservíveis a atividade odontológica; Problemas com a renovação ou ausência do licenciamento sanitário; Problemas relacionados a deficiências na estrutura física dos estabelecimentos; Ausência de D.M.L (deposito de materiais de limpeza); Materiais vencidos; (Foram apreendidos); Ausência do PGRSS (Plano de gerenciamento dos resíduos sólidos de saúde) e ausência do livro de registro de monitoramento de esterilização.

O CRO-MS agradece a parceria da Vigilância Sanitária de Maracaju, por meio do diretor do departamento, Sebastião Figueiredo Estival, e da fiscal, Chimenne Ribas.

Esse é o segundo ano que o CRO-MS e VISA do município realizam ações conjuntas. “Essa parceria com a Vigilância Sanitária é muito importante para nós e para o trabalho de fiscalização do Conselho. Gostaríamos de agradecer o empenho do departamento em nossas ações”, comenta o delegado regional do CRO-MS em Dourados, Efraim Santana.