21 de maio de 2024

CRO-MS e SES discutem melhorias para a Saúde Bucal de MS

A presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), Silvania Silvestre, juntamente com a conselheira Maisa Okama, recebeu nesta segunda-feira, 20, na sede do conselho a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Giovana Buzinaro, e o gerente da saúde bucal da atenção primária, Lucas Moura.

O encontro teve como objetivo discutir estratégias para aprimorar os atendimentos odontológicos nas unidades penitenciárias do estado e sobre a estruturação dos locais, já que as compras hoje são feitas pela AGEPEN. O CRO-MS deverá se reunir com representantes da gestão do sistema penitenciário.

Os participantes também debateram sobre a necessidade de intermediar a aquisição de equipamentos odontológicos para os municípios do estado com o intuito de fortalecer os serviços de saúde bucal oferecidos à população. A ideia é buscar recursos junto aos deputados estaduais, federais e senadores, para a compra de materiais que ainda são a necessidade dos municípios. Recentemente o Governo de MS disponibilizou um investimento que pode chegar a R$16.860.000, permitindo que cada unidade pleiteie até R$30 mil em recursos para a compra de cadeira odontológica completa, autoclave horizontal de mesa (até 75 litros), compressor odontológico, ultrassom odontológico e fotopolimerizador. Mas hoje os municípios têm novas demandas.

Além disso, foi falado sobre a organização da Semana do Câncer Bucal, realizada no mês de novembro. Durante o evento, serão realizadas diversas atividades de conscientização e prevenção da doença em todo o estado.

A reunião contou ainda com a presença da cirurgiã-dentista da SES, Caroline Marti e da gerente de relações intersetoriais da SES, Larissa Torres de Almeida.