28 de abril de 2023

CRO-MS, CFO, ABENO, demais conselhos e entidades da Odontologia lançam Nota Pública contra Políticas Públicas do EAD na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), juntamente com os conselhos regionais do país, a Associação Brasileira de Ensino Odontológica (ABENO) e demais entidades da Odontologia, lançaram uma Nota Pública contra as Políticas Públicas do EAD na Odontologia. O documento foi lançado nessa semana durante o Fórum Nacional contra o Ensino à Distância (EAD) na Odontologia, em Brasília.

Na Nota, os representantes reforçam o posicionamento contra o EAD: ”As Tecnologias de Informação e Comunicação, entendidas como uma gama de ferramentas tecnológicas indissociáveis da época em que vivemos, podem e devem ser utilizadas como apoio ao ensino presencial, no limite máximo de 20% da carga horária total do curso, nas quantidades e definições já estabelecidas”.

O CRO-MS encabeçou luta em 2018 para a aprovação da Lei Estadual que proíbe cursos de graduação e técnico na área da saúde na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e deixa claro seu posicionamento contra os cursos EAD. Conforme a Lei 119/2018, do então deputado estadual Paulo Siufi, a oferta de aulas a distância não pode ultrapassar a 20% da carga horária do curso e não pode contemplar disciplinas formadoras de competências e habilidades técnicas específicas de cada graduação.