20 de maio de 2016

CRO-MS capacita cerca de 400 profissionais para prevenção do Câncer de Boca

A Caravana da Saúde desembarcou em Campo Grande no último sábado, 14, e ficará no Albano Franco até o dia 29 de maio. Entre os serviços oferecidos à população está o atendimento odontológico.

Um dos objetivos dos serviços odontológicos levados à população é a prevenção do câncer de boca. Por isso, durante a Caravana estão sendo realizadas biópsias para diagnosticar a patologia e as pessoas estão sendo orientadas sobre a doença.

Com o objetivo de prevenir e diagnosticar a doença, o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS) e o Governo do Estado firmaram parceria para que a Caravana levasse o atendimento especializado à população.

O Conselho capacitou cerca de 400 Cirurgiões-Dentistas que fizeram o atendimento durante a Caravana da Saúde nas cidades de Corumbá, Três Lagoas, Jardim, Aquidauana e Dourados.  Antes de iniciar o atendimento em Campo Grande, mais 30 profissionais participaram do treinamento e nesta sexta-feira, 20, mais 65 Cirurgiões-Dentistas da macrorregião da Capital, que engloba 16 municípios, também participaram da capacitação.

"Além do atendimento realizado nas edições da Caravana da Saúde, em que os profissionais tiveram um olhar voltado com mais atenção para o câncer de boca, o grande legado dessa parceria é que ao final serão cerca de 400 cirurgiões-dentista capacitados, que atendem diariamente na rede pública de saúde na Capital e no interior e que terão essa preocupação com a patologia", comenta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

O treinamento é ministrado pela estomatologista Márcia Gorisch que busca ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para que se tenha sucesso no tratamento em caso de confirmação da doença.As palestras educativas evidenciam as lesões de câncer em várias fases e exemplificam os procedimentos necessários para o diagnóstico precoce e para a realização de exame de lesões suspeitas nos pacientes.

"O cirurgião-dentista é um dos primeiros a verificar se o paciente pode desenvolver um câncer de boca, as pessoas procuram o dentista por conta de uma cárie, de um dente fraturado ou para fazer um canal e é nesta ocasião que os profissionais tem que estar preparados para olhar a cavidade bucal como um todo e verificar os tecidos adjacentes aos dentes que podem dar sinais para a doença", explica Gorisch.

Segundo o INCA, (Instituto Nacional de Câncer) o controle do câncer deve ser encarado como um problema de saúde pública, pois a taxa de mortalidade vem aumentando ao longo do tempo. De acordo com dados dos Registros Hospitalares de Câncer foi observado que muitos pacientes chegam aos hospitais com a doença em fase avançada, o que dificulta o tratamento, deixando de ser curativo, e na maioria dos casos passa a ser mutilante, o que influência no tempo e qualidade de sobrevida desses pacientes.

Segundo o representante do CRO-MS na Caravana, Robson Ajala, Mato Grosso do Sul é o 5º estado da federação com maior incidência desse tipo de câncer. "Certos hábitos da cultura local como fumar arguile, mascar fumo e ainda a questão da culinária como o consumo intenso de churrasco e alimentos ricos em gordura aliados ao tabagismo e a bebida, são fatores de risco que formam um ambiente propício para a instalação de um câncer. Por isso o Conselho tem a obrigação de capacitar os profissionais da rede pública para que dêem uma atenção especial ao tema", esclarece Ajala.

Câncer de Boca

O câncer de boca está na lista dos mais incidentes na população de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A estimativa da entidade é que somente em 2014, foram registrados 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

Conforme o INCA, em 2013 foram registradas 7.144 mortes no Brasil, sendo 5.645 homens e 1.499 mulheres.

O câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores de risco. O câncer de boca atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar.

Fatores de Risco

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Principais Sintomas

Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção

Prevenção do câncer na boca: é possível através de hábitos saudáveis que incluem:

- Evitar o consumo excessivo de álcool;

- Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;

- Evitar exposição ao sol sem proteção;

- Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;

- Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;

- Ter um acompanhamento odontológico frequente;

- Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;

- Realizar um autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.