• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

5 de outubro de 2015

Coxim dobra atendimento odontológico no município

O presidente do CRO-MS, Francisco Grilo, e o assessor jurídico do Conselho, Fabrício Lima, estiveram na quinta-feira, 1, no município de Coxim. O CRO-MS visitou os locais em que são oferecidos serviços odontológicos da rede pública de saúde e se reuniu com gestores do município.

 “O CRO-MS busca contribuir para uma odontologia pública de qualidade no interior do Estado. Coxim é um dos municípios que têm se destacado. Pudemos conferir de perto os grandes avanços que tivemos por aqui. Os profissionais e gestores estão de parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo. Este é o caminho, para uma profissão cada vez mais valorizada e um serviço de qualidade para a população”, ressalta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

Francisco Grilo visitou o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de Coxim, que é responsável por atender a mais quatro municípios da região: Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis e Rio Verde. O local conta com uma laboratório acoplado em que são produzidas 50 próteses totais por mês. O CEO ainda conta com Cirurgiões-Dentistas e protesistas, e oferece serviços na área de endodontia, estomatologia e atendimento a pacientes especiais.

Coxim ainda melhorou os serviços da Estratégia da Saúde da Família. Durante reunião com o CRO-MS, a coordenadora de saúde bucal do município pôde mostrar os resultados deste trabalho. “Dobramos o número de atendimentos da nossa equipe. Isso foi possível melhorando a nossa organização e com a aquisição de equipamentos e materiais de insumo”, conta a coordenadora de saúde bucal do município, Thais Gondim.

Além do serviço desenvolvido pela coordenadoria de saúde bucal, um dos motivos para os avanços conquistados na odontologia do município é o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, que tem como chefe da pasta o Cirurgião-Dentista, Rogério Souto.

“É um prazer zelar por nossa área. Quando começamos encontramos algumas dificuldades com falta de material, pessoal e equipamentos sucateados. Mas conseguimos investimentos, inclusive do Ministério da Saúde, com apoio do CRO-MS que ajudou na captação. Por meio dessa parceria conseguimos trocar os consultórios odontológicos. Ainda investimos na criação de duas equipes de saúde, ampliamos as unidades e implantamos um novo consultório”, ressalta o secretário de saúde de Coxim, Rogério Souto, com quem o CRO-MS também esteve reunido nesta quinta-feira.

Reforço

O presidente do CRO-MS ainda visitou a unidade do Odonto SESC, que ficará em Coxim por seis meses. No local estão sendo realizados 64 atendimentos por dia. A equipe da unidade móvel é composta por três profissionais do município e o responsável pelo Odonto SESC, Gerson Brandão Neto. “É uma parceria muito boa, pois conseguimos aumentar o número de atendimento em nosso município”, declara Thais Gondim.

Francisco Grilo ainda concedeu entrevista a rádio Band FM para falar sobre a odontologia como um todo e o serviço público de Coxim.

Prevenção ao Câncer de Boca

O município, em parceria com o CRO-MS, realizará mais uma vez este ano a campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. A semana será realizada em Coxim de 20 a 27 de novembro. Para a campanha estão previstos pedágios educativos nas ruas centrais da cidade, palestras nas unidades com um profissional da área de estomatologia, que será disponibilizado pelo CRO-MS, além de ações na praça central da cidade, em que serão oferecidas orientações à população, com o objetivo para alertar para os cuidados com a boca.