12 de abril de 2021

Conselhos se reúnem com a SESAU e pedem ampliação da vacinação

O CRO-MS mobilizou alguns conselhos da área da saúde (Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia), para buscar junto a SESAU (Secretaria de Saúde de Campo Grande), a vacinação dos profissionais da saúde. O encontro com o secretário de saúde, José Mauro, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, foi realizado na manhã desta segunda-feira (12).

Os conselhos buscam a ampliação da vacinação dos profissionais da saúde da rede privada, já que há duas semanas não foi mais realizada a imunização da categoria. Até agora, na Capital, foram vacinados CDs, ASBs e TSBs e farmacêuticos acima de 40 anos. As demais categorias profissionais e trabalhadores da saúde tiveram a vacinação para pessoas acima de 45 anos.

Os Conselhos apresentaram dados sobre o número de profissionais dessas áreas que ainda não foram imunizados na Capital. Para os Conselhos, pelos números, seria viável destinar uma etapa da vacinação para imunizar todos os profissionais dessas áreas, que estão diretamente expostos ao vírus.

A SESAU explicou que os últimos lotes de vacina recebidos chegaram com destinação prévia, como no caso da segurança pública e 2ª dose dos imunizados, ou chegaram em pouca quantidade. Nessa situação, a Secretaria entendeu que os idosos deveriam ser priorizados, pois embora tenha aumentado a hospitalização dos jovens, o maior índice de óbitos ainda é entre os idosos.

Uma nova reunião com todos os demais conselhos da área da saúde será realizada nesta segunda-feira, às 17h, por videoconferência.