29 de março de 2017

Comunicado SOBRE PROCESSO ELEITORAL DO CRO-MS

Comunicado à sociedade sul-mato-grossense e à classe odontológica:

O Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, vem a público esclarecer a sociedade sul-mato-grossense e a todos os Odontólogos inscritos neste Conselho, sobre os fatos que sucederam as eleições da Diretoria Executiva biênio 2017-2019:

1.      O processo eleitoral teve sua eleição ocorrida no dia 23 de novembro de 2016, onde, após a apuração dos votos a Chapa 1, intitulada União sagrou-se vencedora com 993 votos, enquanto a Chapa 2, intituladaRenovação obteve 847 votos.

2.      A Chapa 2, discordando do regulamento eleitoral aplicado, recorreu judicialmente, obtendo uma decisão liminar e provisória, que obriga o Conselho à realizar um segundo turno com as mesmas chapas que concorreram na eleição do dia 23/11/2016.

3.      Na sentença do Juiz da 1.ª Vara Federal de Campo Grande fica evidente e esclarecido que o processo eleitoral não apresentou fraudes, irregularidades ou vícios que o tornassem nulo. Apenas o que foi deferido em sua sentença diz respeito ao regulamento eleitoral aplicado, que seria suficiente para definir já em primeiro turno, uma das chapas como vencedora.

4.      A atual Diretoria Executiva provisória tomou posse em 17/03/2017, dia seguinte ao término do mandato da ex-diretoria, amparada pela decisão CFO n.º 17/2017, que determina a continuidade do funcionamento do Regional enquanto ocorre a definição do pleito eleitoral. O mandato dessa composição temporária será pelo prazo necessário e suficiente para a definição do processo instaurado e uma nova Diretoria eleita seja legitimamente empossada.

5.      A atual Diretoria se compromete a realizar esse processo de transição de forma transparente e imparcial, amparado nas decisões judiciais que se seguirem, tendo em vista a manutenção da união da classe odontológica, o respeito à Legislação e a valorização dos preceitos éticos da Odontologia.

6.      O processo eleitoral continua aberto onde as duas Chapas envolvidas estão autorizadas a realizarem suas campanhas, que serão monitoradas pela comissão Eleitoral e comissão de Ética, para que prossigam dentro da normalidade, cordialidade e respeito.

7.      Esta Diretoria juntamente com a Comissão Eleitoral está tomando as devidas providências para a realização do 2º Turno que ocorrerá em data futura a ser informada. Todos detalhes seguirão constantes no edital de convocação e no site www.croms.org.br

Campo Grande, 29 de março de 2017.

Fábio Henrique Sirugi Gasparoto, CD.

Presidente em exercício do CRO/MS.