23 de outubro de 2017

Cirurgião-Dentista de MS é designado presidente da Comissão do Mercosul

O CFO (Conselho Federal de Odontologia) designou o cirurgião-dentista de Mato Grosso do Sul, ZacariaYahya Mohamad Omar, para assumir a Comissão do Mercosul.

"Receber esta missão consecutivamente, foi um motivo de muita satisfação e honra para mim", declara o cirurgião-dentista.

O Brasil possui fronteira com países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia  São cerca de oito mil quilômetros de fronteira desses países com o Brasil. Diante do fato, para discutir as demandas da odontologia nessas regiões existe a Comissão do Mercosul.

Para o exercício profissional no Mercosul o cirurgião-dentista deve respeitar as exigências de cada Estado-Parte, observando a Matriz Mínima para reconhecimento do Título Profissional. O documento apresenta dados sobre a revalidação de títulos, diplomas e certificados, destacando a instituição responsável pelo ato.

A Comissão do Mercosul tem múltiplas funções, dentre elas :

- Assessorar o plenário nas questões que envolvam o exercício profissional da odontologia nos países do Mercosul;

- Fazer estudos  comparativos das legislações referentes ao exercício da Odontologia nos países membros do Mercosul;

- Representar ,quando delegado pelo presidente, o CFO junto aos órgãos ministeriais que tratem de assuntos relacionados ao Mercosul .

Recentemente a Comissão tem atuado ativamente na construção junto ao Ministério da Saúde da chamada Matriz Mínima de Registro de Profissionais de Saúde do Mercosul , um documento que agrupa dados pessoais , formação ,pós-graduação , sanções e outras informações sobre profissionais que exercem ou pretendem exercer sua profissão no Mercosul.

O propósito deste documento é em tese harmonizar as informações e legislações entre os países , bem como estabelecer um controle efetivo no fluxo de profissionais .

No dia 10 de outubro a comissão esteve reunida no escritório  do CFO no Rio de Janeiro com o Presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale e o vice-presidente e coordenador das Comissões , Dr Ermensson  Jorge ,com o propósito de elaborar os eixos de trabalho, que foram apresentados com êxito, constando inúmeras ações dentre elas a execução do I Fórum Odontológico de Integração ao Mercosul .

No dia 27 de outubro, a comissão participará da 39ª Reunião do Fórum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde em Brasília.