• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

9 de dezembro de 2015

Cirurgiã-Dentista de MS participa de Missão no Haiti

A Cirurgiã-Dentista, Regina Raffaele, participou da Missão de Paz no Haiti. A profissional que ocupa o posto de Tenente do Exército esteve no país durante seis meses em 2013.

Tem. Raffaele prestou atendimento odontológico aos membros da ONU que trabalhavam na missão. Nesse tempo atendeu militares, haitianos que prestavam serviço na base, embaixadores, secretários de governo e membro da Organização de todas as nacionalidades que estavam em missão.

“Foi uma experiência muito boa. Nós tínhamos que fazer tudo, desde cirurgia a produzir uma prótese. Fiz procedimentos que nunca imagina fazer. Foi um grande aprendizado, pois atuamos nas mais diversas áreas da odontologia”, ressalta a Cirurgiã-Dentista.

Mas a Cirurgiã-Dentista também participou de forma voluntária de ações cívico-sociais (Aciso) em que levou orientações aos haitianos sobre saúde bucal como escovação e aplicação de flúor nas crianças. Ainda foram distribuídos kits com escova, pasta e fio dental.

“Todas as semanas tínhamos trabalho voluntário com as crianças. Fomos os primeiros a levar flúor para as crianças. É uma realidade muito diferente da nossa. Nada de saneamento básico. Lixo pelas ruas e esgoto ao céu aberto. Foi uma experiência muito desafiadora”, comenta Raffaele.

Quando voltou para o Brasil em dezembro de 2013, Dra Regina Raffaele retomou suas atividades em Campo Grande (MS), mas com uma nova experiência de vida.

“Muda sua essência. A gente começa a mudar nosso olhar. Podemos ver o tanto que a gente perde tempo às vezes por coisas pequenas a como podemos ajudar o próximo. É um estalo que dá na gente. Às vezes é preciso aprender com a dificuldade. Ver o que eu vi para poder mudar”, conclui a Cirurgiã-Dentista.

Missão

A missão teve início, em 2004, para garantir estabilidade ao país que viveu sucessivas e turbulentas trocas de líderes de governo, inclusive com conflitos armados entre grupos rivais.

Mas a missão foi ampliada em 2010, após o forte terremoto que devastou a capital de Porto Príncipe. A missão trabalha para ajudar a reconstruir o País.