• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

15 de dezembro de 2021

Cidades que terão água fluoretada terão monitoramento

O cirurgião-dentista, Rafael Aiello Bomfim, integrante da Comissão de Saúde Pública do CRO-MS, teve projeto aprovado pelo Edital Estadual CNPq 2021 para fazer o monitoramento dos seis municípios do estado que passarão a ter água fluoretada, conforme anunciado pela Sanesul, juntamente com cidades controle. A ação tem objetivo de mapear a saúde bucal de crianças e adolescentes.

O CRO-MS tem dedicado esforços com objetivo de ampliar a fluoretação em MS.
Até então, apenas 25 das 79 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul contavam com a fluoretação da água de abastecimento público, apesar da LEI Federal 6.050, de 1974, tratar sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água de abastecimento público.

Mato Grosso do Sul criou o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano em Março de 2021 com o objetivo promover e apoiar a implementação de ações voltadas ao monitoramento e à garantia da Fluoretação das águas para consumo humano no Estado.

A partir do trabalho do Comitê, a Sanesul anunciou a fluoretação de mais seis municípios.

O debate sobre o tema surgiu a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação em Mato Grosso do Sul realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.