• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

16 de outubro de 2018

CFO premiará prefeituras que valorizam atendimento de saúde bucal

 

 

 

 

Os municípios vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal serão contemplados em cerimônia marcada para o dia 30 de outubro, em Brasília (DF). A data foi anunciada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que organiza a premiação em reconhecimento aos municípios que se destacam na oferta de atendimento de saúde bucal a suas comunidades.

 

 

O evento será realizado no Hotel Kubitschek Plaza, a partir das 20h do dia 30 deste mês. O CFO convidou, entre outras autoridades, prefeitos e representantes das secretarias de saúde dos municípios vencedores. “Esta cerimônia sela não só a finalização de todo o processo da premiação, que vai desde a comprovação, através de farta documentação, do trabalho dos municípios na área de saúde bucal, mas representa um marco para a saúde pública do Brasil”, afirmou o presidente do CFO, Juliano do Vale. “Queremos, com a premiação, além de fazer o reconhecimento a esses municípios, sensibilizar os demais gestores e as autoridades de saúde de todo o país da necessidade da ampliação e valorização do cirurgião-dentista e da odontologia como parte integrante e fundamental de uma saúde plena no Brasil”, complementou.

 

 

Os municípios classificados em primeiro lugar no prêmio são: Curitiba (PR), na categoria acima de 300 mil habitantes; São Sebastião (SP), entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes; e Naviraí (MS), entre as cidades com até 50 mil habitantes. Esses municípios receberão um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados.

 

 

A ESCOLHA

 

 

A escolha obedeceu a critérios técnicos analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde, que tem como integrantes os cirurgiões-dentistas Guilherme Fernandes Graziani (presidente), Gabriela da Silveira Gaspar, José de Figueiredo Loureiro Júnior, Kátia Born Ribeiro, Paulo Capel Narvai, Maria das Graças Guerreiro Pereira e Sérgio D’Avila Lins Bezerra Cavalcanti.

 

 

Os membros da comissão analisaram informações e documentos comprobatórios das prefeituras dos municípios inscritos que se destacam no atendimento odontológico, enquadrados em requisitos como, por exemplo: manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar.

 

 

OS PREMIADOS:
Municípios até 50.000 habitantes
1º – Naviraí (MS)
2º – Ibiporã (PR)
3º – Porto Real (RJ)
4º – Alhandra (PB)
5º – Três Passos (RS)

 

 

Municípios de 50.001 a 300.000 habitantes
1º – São Sebastião (SP)
2º – Cascavel (PR)
3º – Resende (RJ)
4º – Chapecó (SC)
5º – Sorriso (MT)

 

 

Municípios acima de 300.001 habitantes
1º – Curitiba (PR)
2º – Diadema (SP)
3º – Florianópolis (SC)
4º – Manaus (AM)
5º – Pelotas (RS)