• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

6 de maio de 2022

CECOL abre inscrições para a primeira edição do Curso de Atualização em fluoretação da água de abastecimento público: Aspectos Operacionais e de Vigilância Sanitária

O Centro Colaborador do Ministério da Saúde em parceria com a Faculdade Saúde Pública da Universidade de São Paulo abrem inscrições para a primeira edição do Curso de Atualização em fluoretação da água de abastecimento público: Aspectos Operacionais e de Vigilância Sanitária. As inscrições serão de 11 de maio a 13 de maio. O curso é gratuito e possui vagas limitadas a 300 profissionais. Havendo o preenchimento destas vagas, o sistema fará um sorteio.

A formação é em formato online e autoinstrucional com o prazo de realização em quatro meses com duração de 80 horas, dividido em cinco módulos: efetividade, segurança, requisitos técnicos, vigilância Sanitária e aspectos éticos e morais da fluoretação da água. Os interessados poderão realizar sua inscrição pelo site: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoExtensaoCurso.

Desde setembro de 2020, o CRO-MS tem dedicado esforços a este tema. O debate em MS surgiu a partir de uma iniciativa do CRO-MS, que com base em um estudo sobre a fluoretação realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim em sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi constatada a necessidade de buscar formas de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no Estado.

O CRO-MS realizou reuniões com os setores envolvidos e a partir de então, a Secretaria de Saúde do Estado instituiu um Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, que já alcançou conquistas como o anúncio da fluoretação na água encanada de mais seis municípios do Estado.