• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

3 de novembro de 2014

Campanha alerta população sobre o risco de câncer de boca

 

A segunda-feira foi marcada por ação intensiva de combate ao câncer de boca. Durante a manhã, profissionais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fizeram atendimento à população.

Foi feita uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas.  Dos atendimentos realizados, vinte pessoas que apresentaram algum tipo de lesão, foram encaminhadas para atendimento especializado na prefeitura. Também foi realiza uma blitz educativa e profissionais e acadêmicos de odontologia deram dicas de autoexame.

A ação é uma parceria do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e faz parte das atividades programadas para a “Semana de prevenção ao Câncer de Boca”, instituída por meio de Leis Estadual e Municipal.

“Nós fazemos o trabalho de prevenção diariamente nos postos de saúde da cidade, mas agora estamos dando um reforço. Antigamente detectávamos algum problema na boca no paciente em estágio muito avançado e a população está mais consciente e procurando ajuda”, ressalta a coordenadora de saúde de saúde bucal do município, Maisa Okama.

“É o momento para alertarmos a população sobre o perigo do Câncer de Boca. Essa ação só foi possível graças à união da classe odontológica no Estado”, aponta o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

De acordo com a especialista em diagnóstico de Câncer de Boca que atua na saúde pública do município, Ellen Greves Giovanini, desde 2011 quando o serviço foi implantado nos Centros de Especialidades Odontológicas de Campo Grande foram realizadas 449 biópsias, sendo que em 57 foram confirmados o câncer bucal. Além da patologia, também foi encontrado um grande número de tumores não malignos, porém agressivos.

 “Muitas vezes o início do câncer de boca pode ser confundido com  uma afta ou uma lesão. Por isso é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre a doença para que busquem o tratamento”, afirma a estomatologista, Ellen Greves.

Além da ação voltada na população na Praça Ary Coelho, os profissionais da rede pública participaram de uma palestra sobre o diagnóstico da doença, durante a abertura da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. 

Unidades de Saúde 

Durante a semana o atendimento estará disponível também em todas as Unidades Básicas de Saúde. As UBS de quatro distritos serão referência e estarão com funcionamento diferenciado na parte odontológica: Unidade Tiradentes, Nova Bahia, Cophavila e Aero Rancho.

“As pessoas não precisarão agendar consulta. É só o interessado comparecer a uma das unidades que fazem parte da campanha para ser atendido pelos cirurgiões-dentistas. Caso seja encontrada alguma lesão, a pessoa será encaminha para atendimento especializado”, garante a coordenadora de saúde bucal do município. 

Câncer de Boca

O câncer de boca está na lista dos mais incidentes na população de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A estimativa da entidade é que somente em 2012, foram registrados 14.170 novos casos de câncer de boca, dos quais 9.990 detectados em homens e 4.180 em mulheres.

O câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são os principais fatores de risco. O câncer de boca atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar. 

Fatores de Risco

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Principais Sintomas

Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção

Prevenção do câncer na boca: é possível através de hábitos saudáveis que incluem:

- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
- Evitar exposição ao sol sem proteção;
- Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
- Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
- Ter um acompanhamento odontológico frequente;
- Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
- Realizar um autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

 

 

Para conferir todas as fotos clique aqui