27 de janeiro de 2020

Alberto Consolaro aborda sobre Câncer de Boca, em visita ao CRO-MS

O CRO-MS recebeu na última semana a visita do cirurgião-dentista, Alberto Consolaro, um dos grandes nomes da odontologia com atuação na área de patologia bucal. O profissional se colocou à disposição do CRO-MS para ministrar palestra este ano durante a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, que é realizada pelo Conselho, na segunda semana do mês de novembro.

Alberto Consolaro é mestre em Biologia e Patologia Buco-Dentária pela FOP-Unicamp. Após atuar como professor e patologista na Universidade Federal de Uberlândia, concluiu em 1987 o Doutorado em Diagnóstico Bucal pela FOB-USP.

Ele esteve em Campo Grande para ministrar aulas no curso de especialização em implantodontia e prótese (AEPC - FACSETE UNIDADE CAMPO GRANDE – MS), coordenados pelos professores Oscar Luiz Mosele e Oscar Mosele Jr.

Câncer de Boca

Os cigarros eletrônicos, vapers e narguilé são vistos com preocupação. Na contramão do trabalho de combate ao tabagismo desenvolvido nos últimos anos no Brasil, esses novos itens têm atraído muitos jovens que estão se tornando fumantes com a falsa sensação de que cigarros eletrônicos não fazem mal por não serem ativados pela combustão como nos cigarros tradicionais.

No entanto, Alberto Consolaro alerta que os aromatizantes e a nicotina utilizados nos cigarros eletrônicos e vapers são substâncias cancerígenas e fazem tão mal, como os cigarros de fumo.

“São carcinogênicos do mesmo modo, especialmente os eletrônicos com sabores e cores para atrair crianças e adolescentes. Eles já mataram muitas pessoas e afeta milhares de pessoas usuárias. Antes da internação, os “vapers” têm dificuldade de respirar e dor peitoral. Quando são internados têm febre, tosse, vômito e diarreia. Em casos de populações com muitos casos de gripe, se deve ter cuidados, pois a gripe pode ser confundida com a Evali. Em as ambas doenças, se tem falta de ar, suores noturnos, baixos níveis de oxigênio e pontos turvos na radiografia de pulmão”, comenta Alberto Consolaro.

“O vapor eletrônico desativa as células do sistema imunológico no pulmão e potencializa as inflamações. Além de nicotina, eles ainda podem conter aditivos para sabores de fruta, pois cada aditivo tem composição diferente e que não é regulamentada e que ainda muda quando aquecido. Cigarro eletrônico não é vapor de água inocente, ele é tão agressivo quanto o cigarro comum! Cuidado”, alerta o cirurgião-dentista.

Narguilé

Antes mesmo dos cigarros eletrônicos, o Narguilé já havia caído na moda. Apenas uma hora de uso do Narguilé equivale a fumar de 100 a 200 cigarros.

“Ele tem lugar para água do qual sai uma haste ou tubo vertical que no final em cima, tem um recipiente para colocar o tabaco e acendê-lo. As mangueiras, saem do recipiente com água inspirando-se a fumaça que foi “filtrada” pela água: uma grande mentira! A água não filtra a fumaça e os seus malefícios são piores do que cigarro, incluindo câncer de boca, orofaringe e pulmão. O carvão e outros produtos do narguilé, produzem sérias doenças pulmonares e podem levar a morte, como frequentemente é noticiado na mídia”, explica Consolaro.

HPV

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres.

De acordo com o cirurgião-dentista, Alberto Consolaro, o HPV é o principal fator de risco para o Câncer de Boca atualmente.

Vacina contra o HPV: é a medida mais eficaz para prevenção contra a infeção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para:

• Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;
  • Pessoas que vivem HIV;