• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

10 de setembro de 2021

A atuação da odontologia na Pandemia de COVID-19 em Mato Grosso do Sul

A rotina para muitos profissionais já não é mais a mesma de antes de 2019. Principalmente para os profissionais da saúde, que ficaram na linha de frente de combate a pandemia de COVID-19. O cirurgião-dentista está entre eles. Mostrou-se ser multitarefas e atuou em várias áreas, como vacinação, telemonitoramento, testagem, triagem e outras.

“Nossa rotina mudou totalmente, passamos a atender urgências e emergências. Os tratamentos eletivos foram suspensos. Passamos a trabalhar também no telemonitoramento do Covid, ligando diariamente para todos os pacientes da nossa área de abrangência que realizaram o teste, conversamos com todos, criamos vínculo com eles, porque as ligações são diárias durante cerca de 10 dias”, conta cirurgiã-dentista, Preceptora da residência multiprofissional da Sesau/Fiocruz da Unidade de Saúde da família Jardim Noroeste, Anna Cândida Barsante Moreno Ortega.

A Cirurgiã-Dentista que atua na USF Dr Judson Tadeu Ribas - Moreninha III, Fátima Almirón Bortolo, enumera os desafios que os profissionais da área tiveram: “ Eu e meus colegas atuamos em várias frentes: Realização de teste rápido nas unidades de saúde, Telemonitoramento de pacientes suspeitos ou confirmados COVID, atuamos no polo de atendimento a sintomáticos respiratórios (Polo Ayrton Senna) realizando teste rápido e acolhimento dos pacientes, na realização de teste RT-PCR nas unidades de saúde, nos drives de vacinação nos polos Ayrton Senna, Albano Franco e Guanandizão”.

De março de 2020, mês no qual o estado de Mato Grosso do Sul registrou os primeiros casos e o primeiro óbito de Covid-19, até setembro de 2021, os profissionais estiveram nessa rotina cansativa e arriscada. A Odontopediatra/CAIC, Dra. Ana Paula conta que “foi preciso muita paciência para passar pelos momentos iniciais da pandemia, quando tudo era dúvida e assustador. Com os atendimentos suspensos foi mais do que nunca importante orientar os pacientes quanto à importância de se esperar a volta e nos cuidados preventivos. Nosso trabalho era acompanhar diariamente as pessoas positivas para Covid-19 para verificar a recuperação, dar orientações quando necessário ou transferir para atendimento teleatendimento médico.”

O cirurgião-dentista e coordenador de campo no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ, Rodrigo Balejo, complementa “a pandemia alterou bastante a rotina principalmente nos protocolos de primeiro atendimento ao paciente. A exaustão física e mental existe, mas a satisfação de poder participar e ajudar ao próximo e muito maior.

Quando houve a possibilidade de começar a aplicação das vacinas no estado, os cirurgiões-dentistas apresentaram-se, mostraram estar dispostos a aplicar o imunizante para que o número de pessoas nessa frente fosse o maior possível, possibilitando um andamento mais rápido da vacinação. Vale lembrar que o Mato Grosso do Sul lidera o ranking de pessoas completamente imunizadas no país.

Mas a pandemia ainda não acabou. Agora, com a vacinação avançada, o estado está abrindo, seguindo as normativas do Programa Prosseguir, o programa de MS para controle da Pandemia, e com isso, algumas demandas reprimidas começaram a aparecer, como conta Fátima. “A demanda de dor de causa odontológica aumentou, com o passar dos meses, veio a demanda reprimida de um ano, somada a todas as novas atribuições que a pandemia trouxe ao profissional cirurgião-dentista”, conta.

Os profissionais que atuaram na linha de frente certamente fizeram história. Devem ser reconhecidos e valorizados pela sociedade. Abnegaram da família e de noites de sono, deixaram de lado o medo e foram lutar.
“Mas apesar de tudo, está sendo muito gratificante trabalhar principalmente na vacinação. A maioria dos pacientes fica muito grata, recebemos muitos elogios. O dia é exaustivo, mas gratificante. Temos a sensação de dever cumprido. Daqui alguns anos, terei a satisfação de contar que como profissional de saúde trabalhei durante a pandemia do COVID-19”, conta Anna.

A secretária-adjunta de saúde de MS, Christine Maymone, destaca a importância do papel desempenhado pela odontologia: “A atuação do cirurgião-dentista foi fundamental para o avanço da política estadual de operacionalização da imunização nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Com um olhar atento e vigilante os CD demonstraram compromisso ético em salvar a vida das pessoas, espírito de trabalho em equipe e principalmente mantendo-se fiel ao juramento feito: (...) fidelidade à honestidade, caridade e ciência! Nosso orgulho e gratidão ao CD que atuam no território sul-mato-grossense!”

O secretário municipal de saúde de Campo Grade, José Mauro Filho, também reconhece esse esforço da classe. Para ele, “os profissionais da odontologia têm contribuído de forma significativa nas ações de enfrentamento à Covid-19, seja na assistência, com o atendimento nas unidades da Atenção Primária ou na Urgência e Emergência, além do auxilio no acolhimento e coleta de exames, bem como no trabalho de vacinação.

Juntamente com os demais profissionais da nossa rede, eles são responsáveis por colocar Campo Grande em lugar de destaque, sendo a nossa cidade reconhecida nacionalmente como referência no combate e no processo de imunização contra a doença. Só temos a agradecer a todos pela dedicação”.

Mas lembre-se, de novo: A pandemia não acabou. Por isso, para encerrar essa matéria, fica a dica da cirurgiã-dentista Fátima Bortolo. “Continuem com os cuidados como o uso de máscara e higienização das mãos. Incentive a vacinação entre os seus! Trate com carinho o profissional de saúde que está ali cuidando da sua saúde e da sua família”.