6 de fevereiro de 2014

Conselho encontra 123 irregularidades em 2013

O departamento de orientação e fiscalização do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) efetuou 123 notificações ao longo de 2013, conforme balanço divulgado na última plenária.

A principal irregularidade encontrada foi de clínica sem registro, responsável por 79 notificações. A fiscalização ainda flagrou 15 profissionais sem inscrição no Conselho e nove com carteira provisória vencida.

As propagandas irregulares e os anúncios de especialidade sem registro somaram 12 casos, seis cada uma. Em 2013 foi flagrado apenas um caso de exercício ilegal da profissão.

Grande parte das irregularidades já foram sanadas. Do total (123), 97 já estão em dia com o Conselho. Apenas 24 estão pendentes e duas ainda estão dentro do prazo.

No ano passado a fiscalização passou por 243 a clínicas, consultórios e laboratórios, em foram visitados 707  Cirurgiões-Dentistas, 29  TPD, 11       APD, dois TSB, 40 ASB, oito  LB e  55 EPAO.

Em 2013,  o departamento de orientação e fiscalização se mostrou ainda mais atuante. Além de novos carros, o efetivo de fiscais ganhou reforço.  “O CRO-MS valorizou ainda mais esse setor em 2013. O trabalho mudou muito e conseguimos visitar muito mais profissionais”, afirma César Pires.

De acordo com o Coordenador de Fiscalização do CRO-MS, as visitas vão continuar em 2014 no mesmo formato. “Muitos profissionais já estão procurando o Conselho para se regularizar até mesmo se ter recebido a fiscalização. Esse trabalho que estamos desenvolvendo, mais de orientação aos profissionais, tem auxiliado na regularização dos colegas. Os ficais agora são um canal de comunicação do Conselho com os profissionais e no próximo ano queremos trazer eles cada vez mais para perto do CRO-MS”, explica.