• (67) 3321-0149
  • Segunda-feira à Sexta-feira das 08:00h às 17:00h

29 de maio de 2024

Resultados da fluoretação serão apresentados em evento

A presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, recebeu o cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim para discutir a organização de um evento que será realizado em julho. O intuito é apresentar dados parciais do levantamento epidemiológico realizada pela equipe da UFMS

A equipe está analisando os dados de Anastácio, Aquidauana, Miranda, Bodoquena, Nioaque e Dois Irmãos do Buriti, pertencentes à microrregião de Aquidauana.

O evento apresentará os índices ceo-e de crianças de 5 anos de idade nas respectivas cidades.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o CRO-MS e o Governo do Estado. Em Mato Grosso do Sul, foi criado o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, uma iniciativa liderada pelo CRO-MS. Com base em um estudo realizado pelo cirurgião-dentista Rafael Aiello Bomfim durante sua pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP, foi identificada a necessidade de ampliar a fluoretação das águas de abastecimento público no estado.

Atualmente, as cidades de Sete Quedas, Anastácio, Miranda, Sidrolândia, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho já possuem água fluoretada. Em agosto de 2023, após um pedido do CRO-MS, a Sanesul anunciou que as cidades de Três Lagoas, Maracaju, Itaporã, Rio Brilhante e Amambai passariam a ter flúor na água encanada.

Desde que o CRO-MS começou a atuar no assunto, em 2020, avanços significativos foram alcançados. O objetivo é implementar tecnologias que permitam a fluoretação da água em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, assegurando assim uma melhor saúde bucal para a população.