16 de fevereiro de 2024

CRO-MS e Secretaria de Saúde do Estado traçam esforços para odontologia

O CRO-MS esteve reunidos com a secretária-adjunta de saúde do Estado, Crhistinne Maymone, e com a Superintendente de Atenção à Saúde, Angélica Cristina Segatto Congro, para dar continuidade ao trabalho conjunto em prol da odontologia de todo Estado. Estiveram representando o Conselho, a presidente, Silvânia Silvestre, e o conselheiro federal, Gilmar Trevizan.

Um dos pontos abordados foi sobre o recurso destinado pelo Governo do Estado aos municípios por meio do programa “Reestrutura Saúde Bucal”. Ao todo, foram disponibilizados R$16.860.000,00 para que os municípios reestruturassem as 562 unidades odontológicas espalhadas pelas 79 cidades do estado. Cada unidade pôde pleitear até R$30 mil em recursos para compra de itens como: cadeira odontológica completa, autoclave horizontal de mesa (até 75 litros), compressor odontológico, ultrassom odontológico, fotopolimerizador de resinas e pinça saca bocado para biópsia.

O CRO-MS agradeceu a Secretaria de Saúde de MS pelo investimento na odontologia e se comprometeu a apoiar a execução do programa, acompanhando as compras dos municípios. Caso as prefeituras contempladas não realizem a compra dos materiais, terão que devolver o recurso ao Governo do Estado.

Também esteve em pauta na reunião, o apoio do Governo do Estado na implantação da Odontologia Hospitalar nos estabelecimentos estaduais. Atendendo solicitação do CRO-MS, a SES garantiu que o novo Hospital de Dourados, com previsão de inauguração neste ano, já contará com o serviço de Odontologia Hospitalar.

Ainda durante o encontro também foram tratados temas, como trabalhos conjuntos, como capacitações e parcerias para o próximo ano.